IPT Logotipo do IPT

Fotografia

Ótica

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 2435/2023 de 17/02/2023

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 22,50 T + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 964536.

Docente(s)
- Carla Alexandra de Castro Carvalho e Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Desenvolvimento de competências que permitam ao aluno compreender alguns fenómenos óticos, recorrendo a conceitos de ótica geométrica. Aquisição da noção de que as imagens observadas em lentes e espelhos, são resultado da refração e reflexão da luz.

Programa
1–Medidas de grandezas. Sistemas de Unidades.
2- Luz. Breves noções de Ótica Geométrica.
Corpos luminosos e iluminados. Meio ótico. Representação geométrica do raio de luz. Noções e leis fundamentais da ótica geométrica. Objeto e imagem. Imagem real e imagem virtual. Construção geométrica da imagem dada por um sistema ótico simples. Regra dos sinais.
3- Refração da luz por superfícies planas e esféricas
Refração de raios luminosos por superfícies planas: refração por uma superfície plana (dioptro plano), refração por duas superfícies planas e inclinadas (prisma). Prisma de reflexão total. Refração por uma superfície esférica (dioptro esférico): formação da imagem de um ponto objeto, por traçado de raios, em dioptros convexos e côncavos. Focos e distâncias focais de um dioptro esférico.
4- Lentes esféricas
Tipos de lentes esféricas e suas características. Pontos característicos de uma lente esférica. Potência de uma lente. Equação dos segmentos e fórmula da ampliação linear. Construção geométrica de imagens e sua caracterização.
5- Espelhos esféricos.
Tipos de espelhos esféricos e suas características. Pontos característicos de um espelho esférico. Construção geométrica de imagens e sua caracterização.

Metodologia de avaliação
Realização de dois trabalhos práticos (a decorrer no laboratório de Física), que depois de avaliados resultam numa nota P em 2 (dois) valores.
Por frequência: realização de duas provas escritas, uma no decorrer do semestre e a outra no final do semestre, avaliadas em 18 valores cada. Da média aritmética das duas notas obtidas resulta uma nota TP. A nota final resulta da soma de TP com P. O aluno terá aprovação se obtiver nota final superior ou igual a 10 valores (em 20 valores) ficando dispensado da época de exame. Os alunos que obtiverem classificação final superior a 17 valores poderão ser submetidos a uma prova oral.
Por exame: se o aluno for admitido a exame ou for dispensado, mas pretender melhorar a sua classificação, poderá fazê-lo por exame - uma prova escrita classificada de 0 a 18 valores, sobre toda a matéria lecionada da qual resulta uma nota TP. A nota final resulta da soma de TP com P (nota da parte laboratorial). Os alunos que obtiverem classificação final superior a 17 valores poderão ser submetidos a uma prova oral.
O aluno com estatuto de trabalhador-estudante poderá optar por não efetuar os trabalhos práticos, sendo então as provas escritas realizadas nas diferentes épocas de avaliação, avaliadas em 20 valores.

Bibliografia
- Paul, H. (2002). Física Conceitual. Brasil: Bookman
- Silva, C. (0). Sebenta de Ótica. Acedido em 20 de setembro de 2021 em https://doctrino.ipt.pt/course/view.php?id=3203

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas. Aulas teórico-práticas destinadas à resolução de problemas, sempre que possível, complementadas com visualização de atividades experimentais no laboratório de Física/sala de aula.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado