IPT Logotipo do IPT

Fotografia

História da Fotografia 1

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 2435/2023 de 17/02/2023

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 10,0 OT , Cód. 964528.

Docente(s)
- Valter Nuno Garcez da Silva Ventura (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
Questionar as origens da Fotografia enquanto processo técnico de reprodução da realidade, em contraponto aos processos artesanais tradicionais.
Dar a conhecer os inventores da fotografia, os autores da época, e o modo como esses inventores e autores pensaram a invenção da própria Fotografia.
Dar a conhecer as primeiras reflexões sobre a invenção da fotografia, e sobre o modo como este novo processo de representar a realidade modificou a sociedade e o modo de ver o mundo.
Contribuir para a aquisição de conhecimento, estruturado e fundamentado, sobre as consequências da invenção da fotografia na sociedade dos Séculos XIX e XX.

Programa
- A representação do real: a imagem como duplo da realidade.
- A invenção e os inventores da Fotografia.
- O Público Moderno e a Fotografia.
- Fotografia e Artes: pintura, teatro e literatura.
- Fotografia e a indexação do mundo.
- Fotografia e Sociedade.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Participação construtiva em aula (10%) +
Frequência escrita (90%).

Exame: prova escrita (100%).

Bibliografia
- Helmut, G. (1982). The Origins of Photography. Nova Iorque: Abbeville Press.
- Rosemblum, N. (1998). A World History of Photography. Nova Iorque: Editions Abbeville
- Serém, M. (2009). A Fotografia em Portugal, Arte Portuguesa, da Pré-história ao Século XX. . lisboa: Fabu Editores
- Trachtenberg, A. (1980). Classic Essays on Photography. Branford, Stony Creek: Leete’s Island Books

Método de Ensino
Serão leccionadas aulas teóricas, com apoio de textos e imagens.
A participação interventiva dos alunos será requisitada.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado