IPT Logotipo do IPT

Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Ergonomia da Comunicação

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT , Cód. 964437.

Docente(s)
- Maria Filipa Ferreira da Silva Pias (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1. Adquirir conhecimentos gerais sobre ergonomia.
2. Compreender a importância da ergonomia no design de comunicação.
3. Ser capaz de analisar objetos de design de comunicação, considerando as premissas da ergonomia da comunicação.
4. Saber adotar os parâmetros da ergonomia em design de comunicação.

Programa
1. Ergonomia, definição e fundamentos
2. Ergonomia da comunicação
2.1 Princípios de design centrado no utilizador
2.2 Design inclusivo e acessibilidade visual
3. Fatores e elementos do design gráfico e ergonomia da comunicação
3.1 Legibilidade e Regras do uso da tipografia.
3.2 Cor e a sua influência
3.3 Composição e hierarquia da comunicação
4. Ferramentas e métodos para ergonomia da comunicação

Metodologia de avaliação
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
A presença é obrigatória em 2/3 das aulas. A nota final é a média aritmética de:
1. Projeto, obrigatório, individual, realizado em sala de aula (50%).
2. Prova escrita (50%).
Classificação na escala de 0 a 20 valores

AVALIAÇÃO EM PERÍODOS DE EXAME
Serão admitidos a exame os alunos com assiduidade igual ou superior a 2/3 (dois terços) e que tenham obtido no Projeto e na Prova escrita durante o semestre, o mínimo de 8 valores.

O exame, em todas as épocas, consiste em prova escrita (100%). Aprovação: nota final igual ou superior a 10 (dez) valores.

Bibliografia
- Bringhurst, R. (2005). Elementos do Estilo Tipográfico, Versão 3.0. (Vol. 1). São Paulo: Cosac Naify
- Frascara, J. (2011). ¿Qué es el_diseño de información? . (Vol. 1). Buenos Aires: Ediciones Infinito
- Frutiger, A. (2001). En torno a la tipografia. . Barcelona: Gustavo Gili
- Iida, I. (2005). Ergonomia, Projeto e Produção. (Vol. 1). São Paulo: Edgard Blücher Ltda
- Lupton, E. (2010). Thinking with Type: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, and Students (Design Briefs). EUA: Princeton Architectural Press
- Mijksenaar , P. (2001). Una introducción al Diseño de la información. (Vol. 1). Naucalpan: Gustave Gili
- Norman, D. (2006). Design do Dia-a-Dia. (Vol. 1). Rio de Janeiro: Rocco
- Pettersson , R. (2016). Information Design Theories. (Vol. 1). Viena: International Institute for Information Design

Método de Ensino
1.Apresentação dos conteúdos teóricos com apoio de meios audiovisuais, estudo e análise de casos.
2. Desenvolvimento de trabalhos T/P: análise/diagnóstico de casos e desenvolvimento de projeto de design de comunicação acompanhados pelo professor.

Software utilizado nas aulas
Adobe Indesign e Illustrator

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 12 de dezembro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado