IPT Logotipo do IPT

Comunicação Social: Jornalismo e Comunicação Empresarial

Inglês Aplicado

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP + 2,0 OT , Cód. 8297116.

Docente(s)
- Marta Margarida Santos Dionísio (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Os estudantes devem ser capazes de:
A - Aplicar um conjunto de competências orais e escritas em situações comunicativas diversas no âmbito da área da Comunicação Social, nomeadamente Jornalismo, Comunicação Empresarial e Audiovisual.
B - Comunicar de forma fluente e reproduzir situações de contexto real na área da Comunicação Social.
C - Interpretar e produzir textos de tipologias várias usando a língua inglesa de forma correta de acordo com as regras estruturais e gramaticais.
D - Reconhecer e aplicar adequadamente o vocabulário específico dos média online e offline.

Programa
1 - O Futuro dos Média: análise de textos em vários suportes.
2 - A Era Digital: Mudanças; Vantagens/Desvantagens; Consequências.
3 - Géneros Jornalísticos: A Notícia; A Entrevista; A Reportagem; Artigo de Opinião.
4 - Personalidades e Acontecimentos: cobertura jornalística nos diferentes média; análise de filmes
e documentários.
5 - A Comunicação Empresarial: as carreiras profissionais nos dias de hoje e a competitividade do
mercado.
6 - Marketing e Publicidade: da conceção do produto/marca ao consumidor final.
7 - Os Meios Audiovisuais como transmissores de informação/mensagem.
8 - Vocabulário específico.
9 - Itens Gramaticais.

Metodologia de avaliação
*Avaliação por Frequência
Nesta época, a avaliação da UC é contínua.
• 1 teste escrito – 60% (nota mínima 8)
• Trabalhos práticos realizados em sala de aula, participação nas aulas (componentes escrita e oral), assiduidade e empenho – 20%
• Realização de 1 trabalho de pesquisa escrito com apresentação oral – 20%
Serão admitidos a exame os estudantes que não apresentem um dos momentos de avaliação acima descritos.
Para alunos trabalhadores-estudantes, a avaliação consiste em:
• 1 teste escrito – 70% (nota mínima 8)
• Realização de um trabalho de pesquisa escrito com apresentação oral (obrigatório) – 30%
Avaliação por Exame
• Prova escrita – 70% (nota mínima 8)
• Trabalho de pesquisa escrito e oral (obrigatório) – 30% (entrega e apresentação oral no dia do exame)
Em caso de melhoria, o exame escrito tem o peso de 100%.
A classificação final da UC resulta da média ponderada das classificações obtidas nas componentes acima definidas.
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Evans, V. e Dooley, J. (2016). On Screen - B2. United Kingdom: Express Publishing
- Harcup, T. (2015). Journalism Principles and Practice. London: Sage Publications Ltd.
- Lindsey, M. e Farral, C. (2009). Professional English in Use - Marketing. Cambridge: Cambridge University Press
- Rosling, H. (2018). Factfulness. London: Sceptre

Método de Ensino
1. Aulas teórico-práticas baseadas em exercícios de compreensão escrita e oral, leitura, audição, oralidade, produção escrita com gramática implícita.
2. Recurso a meios audiovisuais.
3. Utilização de documentos da atualidade - trabalhos práticos.

Software utilizado nas aulas
NA

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de dezembro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado