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Comunicação Social: Jornalismo e Comunicação Empresarial

Dinâmica dos Grupos Editoriais

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 28,0 TP + 2,0 OT , Cód. 8297110.

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
A. Os estudantes devem saber traçar o panorama dos Média, identificando os objetivos e missões de cada Grupo Editorial, assim como a forma como se organizam. O funcionamento destes grupos empresariais deve ser compreendido não só enquanto produtores de conteúdos, mas também como empresas que têm responsabilidade social acrescida em relação a qualquer outro tipo de empresas.
B. Os estudantes devem dominar e compreender um conjunto de conceitos que são transversais a todos os temas abordados, nomeadamente a propriedade, a concentração, a transparência, a independência e o pluralismo.
C. Os alunos devem ser capazes de perspetivar os Média como organizações cujo trabalho e conteúdos produzidos assentam no interesse público, mas que necessitam de ter sustentabilidade financeira. Devem, também, compreender a forma como se articulam as três principais componentes: informação, formação e entretenimento.

Programa
1. O panorama e a missão dos Média: a propriedade, a concentração, o pluralismo, a transparência e a responsabilidade social.
2. Os diferentes Média: o serviço público, a iniciativa privada e os projetos independentes.
3. A organização dos Grupos Editoriais: o funcionamento das redações, a procura de novos públicos no digital e a rentabilização de recursos humanos.
4. A informação, a formação e o entretenimento: autonomia das redações versus a sustentabilidade financeira, a separação entre funções editoriais e os objetivos comerciais, os conteúdos pedagógicos e a produção de programas.

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
- prova de escolha múltipla (50%)
- prova escrita (50%)
Avaliação por Exame, Recurso e Especial: prova escrita (100%).
Os métodos de avaliação aplicam-se aos Trabalhadores-Estudantes.
Os estudantes Erasmus devem contactar a docente ao longo das três primeiras semanas de
aulas por forma a tomarem conhecimento da sua forma de avaliação.
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo
11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Center, R. (2023). Mapping risks for media pluralism and the safety of journalists across Europe. Acedido em 20 de dezembro de 2023 em https://cmpf.eui.eu/media-pluralism-monitor/
- ERC, E. (2018). OS MEDIA EM MUDANÇA EM PORTUGAL: IMPLICAÇÕES DA DIGITALIZAÇÃO NO JORNALISMO. Acedido em 20 de dezembro de 2023 em hhttps://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/35200/1/ICS_JLGarcia_TDMartinho_OsMedia.pdf
- ERC, E. (2023). A Sustentabilidade do Setor da Comunicação Social. Acedido em 20 de dezembro de 2023 em https://www.erc.pt/pt/a-erc/noticias/erc-analisa-a-sustentabilidade-do-setor-dos-media-em-portugal/

Método de Ensino
1. Exposição de matéria com o apoio de PPT.
2. Utilização de conteúdos publicados nos Média.
3. Recurso a artigos académicos e a estudos produzidos por organismos reconhecidos.
4. Dinâmicas que levam os estudantes a pesquisar.

Software utilizado nas aulas
Ferramentas de elearning.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 198 - 27/03/2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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