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Licenciatura em Comunicação Social

Géneros Jornalísticos

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL + 4,50 OT

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Adquirir conhecimentos que permitam identificar os Géneros Jornalísticos utilizados nos Média com vista à respetiva produção. Compreender as funções de cada Género Jornalístico tendo em conta os objetivos da informação a ser transmitida e do meio em que são veiculados. Aplicar os conhecimentos teóricos na análise de artigos publicados na imprensa e /ou editados em meios audiovisuais, assim como na produção de conteúdos jornalísticos.
Conhecer os procedimentos de recolha de informação inerentes a cada Género Jornalístico, assim como a forma como essa informação deve ser tratada.

Programa
1.Notícia
1.1.Pressupostos: atualidade, veracidade, significado e interesse
1.2.As seis perguntas
1.3.Estrutura: lead, entrada e títulos
1.4.Regras de construção da notícia
1.5.A técnica das pirâmides
1.6 Abordagem jornalística/abordagem comercial
2. Entrevista
2.1.Porquê entrevistar
2.2.Ideias-chave da entrevista
2.3.Pergunta/resposta ou texto corrido
2.4.Tipos de entrevista
2.5.Preparação e antecipação de problemas
2.6.Condução da entrevista
2.8.Transcrição da entrevista
3.Reportagem
3.1.Género nobre?
3.2.Pequenas e grandes reportagens
3.4.Preparação e antecipação dos problemas
3.5. Pesquisa de informação e escolha do ângulo
3.6.Descrição de ambientes e intervenientes
4.Opinião
4.1.Um espaço diferente
4.2.Características e regras
4.3.Estilos e temáticas
4.4.Tipos de opinião
5. Conteúdos patrocinados
5.1. O que são
5.2. Quem os produz
5.3. Com que objetivo
5.4. Cruzamento com o Jornalismo?

Metodologia de avaliação
AVALIAÇÃO ÉPOCA FREQUÊNCIA (PERIÓDICA):
Duas provas escritas (50%+50%).
Para realizar a segunda prova escrita, o/a estudante deve ter 7 (sete) valores, como classificação mínima, na primeira prova escrita.
A classificação final da UC resulta da média ponderada das duas componentes de avaliação definidas.
O/A estudante obtém aprovação à UC, estando dispensado/a de Exame, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.


AVALIAÇÃO ÉPOCAS EXAME (NORMAL, RECURSO E ESPECIAL:
Prova escrita (100%)
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Fontcuberta, M. (1999). A Notícia - pistas para compreender o mundo.. Lisboa: Editorial Notícias
- Figueiras (et al), I. (2018). Jornalismo em tempo de pós verdade (ebook). Lisboa: Dumar
- Gradim, A. (2016). Framing, o enquadramento das notícias. Lisboa: Horizonte
- Público, J. (2005). Livro de Estilo . Lisboa: Público
- Sousa, J. (2002). Olá Mariana - o poder da pergunta. Lisboa: Oficina do Livro
- Rosenstiel, T. e Kovach, B. (2005). Os Elementos do Jornalismo. Porto: Porto Editora
- Crespo, M. (2010). A última Crónica. Lisboa: Alétheia
- Vegar, J. (2001). Reportagem - uma antologia. Lisboa: Assírio & Alvim
- Silva, V. (2009). Para o Estudo da Entrevista. Lisboa: Colibir
- Pinto, M. (0). Ser jornalista hoje. Acedido em 18 de outubro de 2021 em http://www.revistaej.sopcom.pt/edicao/153

Método de Ensino
Exposição de conceitos teóricos com referências a artigos académicos e jornalísticos. Apresentação das características dos conteúdos jornalísticos nos diferentes Média. Promoção do debate sobre diferentes opções editoriais.

Software utilizado nas aulas
NA

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
 

 


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