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Licenciatura em Comunicação Social

Inglês e os Media

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

4.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 4,0 OT

Docente(s)
- Marta Margarida Santos Dionísio

Pré-requisitos
NA

Objetivos
- Aperfeiçoar um conjunto de competências linguísticas e socioculturais para aplicação em situações comunicativas no âmbito da Comunicação.
- Desenvolver capacidades de interpretação e produção textual usando a língua de uma forma fluente de acordo com as suas regras.

Programa
1. Os média Britânicos/Americanos
1.1. Imprensa escrita
1.1.1. Tipos de jornais - Broadsheets vs Tabloids - características
1.1.2. Tradução e retroversão de notícias
1.2. Televisão
1.2.1. Tipos de programas
1.2.2. Personalidades televisivas
1.2.3. Análise sociológica de programas televisivos
2. Linguagem utilizada nos diferentes média online e offline
3. Análise de documentos comunicacionais: noticiosos, publicitários e audiovisuais
3.1. Comparação de notícias publicadas por diferentes média
3.2. Comunicados de imprensa
4. Os acontecimentos e as personalidades que marcaram o mundo
4.1. Cobertura jornalística - análise e comparação
4.2. Culturas Britânica e Americana - impacto/reflexo na sociedade e nos média
5. A revolução digital na esfera dos média
5.1. Redes sociais
5.2. Mudanças e consequências
6. O papel da publicidade na sociedade

Metodologia de avaliação
* Avaliação por frequência:
- Teste escrito realizado no final do semestre- 60%
- Trabalhos práticos, participação oral nas aulas, fichas e assiduidade - 20%
- Realização de 1 trabalho de pesquisa escrito com apresentação oral (obrigatório em qualquer época de avaliação) - 20%
Só serão admitidos a avaliação contínua, os alunos que assistam a 2/3 do número total de aulas lecionadas. Caso não cumpram este requisito, serão automaticamente admitidos a exame.
A classificação final da UC resulta da média ponderada das classificações obtidas nas 3 componentes de avaliação acima definidas. Considera-se que o aluno obtém aprovação à UC, com a classificação final igual ou superior a 10 valores.
* Trabalhadores-Estudantes e alunos abrangidos por outros estatutos legais:
- Teste escrito - 70%
- Trabalho de pesquisa (escrito e oral) - 30%
A classificação final da UC resulta da média ponderada das classificações obtidas nas 2 componentes de avaliação acima definidas.
Considera-se que o aluno obtém aprovação à UC, com a classificação final igual ou superior a 10 valores.
* Avaliação por Exame (normal/recurso) e Época Especial:
- Exame escrito - 70%
- Trabalho de pesquisa (escrito + oral) - 30%
Este trabalho só se aplica a quem não o realizou durante o semestre.
A classificação final da UC resulta da média ponderada das classificações obtidas nas 2 componentes de avaliação acima referidas

Bibliografia
- Burns, L. (2013). Understanding Journalism. London: SAGE Publications Ltd
- Harcup, T. (2015). Journalism Principles and Practice. London: SAGE Publications Ltd
- Knight, M. e Cook, C. (2013). Social Media for Journalists. Thousand Oaks, CA: Sage Publications Ltd.
- McQuail, D. (2013). Journalism and Society. Thousand Oaks, CA: Sage Publications Ltd.
- Bradshaw, P. (2017). The Online Journalism Handbook - Skills to survive and thrive in the digital age. (Vol. 2nd). London: Routledge

Método de Ensino
Metodologia comunicativa centrada no aluno, aplicada à área da comunicação social, recorrendo a documentos autênticos, desenvolvendo competências comunicativas próximas do contexto profissional através de atividades de leitura, oralidade e escrita.

Software utilizado nas aulas
NA

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso á justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis
 

 


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