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Licenciatura em Comunicação Social

Atelier III

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

7 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 30,0 TP + 5,50 OT

Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz

Pré-requisitos
N.A.

Objetivos
O Atelier de Comunicação III é o culminar de um conjunto de três Ateliers de Comunicação Empresarial.
Neste sentido tem como principal foco o planeamento de Marketing Estratégico e o seu reflexo no Marketing Operacional, especificamente através da implementação, do acompanhamento e da respectiva avaliação das ações de comunicação realizadas.
No final do semestre o aluno deverá estar capacitado para:
A. Conhecer e aplicar o processo de criatividade bem como as fontes e técnicas concretas para o seu desenvolvimento e implementação.
B. Elaborar estratégias de médio e longo prazo no âmbito do Marketing estratégico.
C. Definir as características dos mercados-alvo e adequar as ações de comunicação aos respetivos meios e plataformas de comunicação.
D. Analisar o mercado que o rodeia e sistematizar dados quantitativos e qualitativos.
E. Analisar e tomar decisões de Marketing tendo por base os diferentes cenários possíveis.
F. Criar, implementar, acompanhar e avaliar ações específicas de comunicação.
G. Aplicar de forma prática conhecimentos adquiridos em outras unidades curriculares do ciclo de estudos.
H. Aperfeiçoar a expressão escrita e oral.
I. Estimular o espírito crítico, argumentativo e a tomada de decisão.
J. Desenvolver as capacidades éticas e pessoais enquanto parte integrante de uma equipa.

Programa
1. A Criatividade como factor de potenciação da comunicação.
a. Criatividade: dom ou técnica.
b. Fontes de criação de ideias.
c. Técnicas de criação de ideias.

2. Marketing Estratégico
a. Caracterização dos mercados-alvo.
b. Análise de mercado: análise interna, análise da concorrência, análise da envolvente.
c. O posicionamento: análise do posicionamento de marcas de empresas nacionais e internacionais, com e sem fins lucrativos.

3. Marketing Operacional - do Marketing Estratégico ao Plano de Comunicação Integrada.
a. elaboração do plano de comunicação integrada:
I. O briefing.
II. Definição das mensagens.
III. Os meios e suportes de comunicação blended.
IV. Definição e criação das peças de comunicação: do layout aos conteúdos adaptados aos meios de comunicação.
V. Elaboração do cronograma de comunicação integrada.

4. Respostas a desafios de clientes e casos reais.

Metodologia de avaliação
Av. por frequência:
Trabalhos:
I. Criação, naming e apres. institucional de uma agência de publicidade (20%)
II. Análise do posicionamento de uma marca à escolha do aluno (25%)
III. Criação do plano de ações para uma marca real (25%)
IV. Elaboração do plano de Comunicação Integrada para clientes reais (30%)
Para obter aprovação à UC:
Nota mínima igual ou superior a 10 valores resultante da média ponderada dos trab.
Caso o aluno não cumpra os prazos estipulados ou obtenha uma classificação inferior a 8 valores em qualquer dos momentos de avaliação, será admitido para aval. em ép. de exame.
O aluno deve estar presente em um mínimo de 2/3 das sessões, caso contrário é admitido a exame.
Os alunos com regimes especiais deverão contactar a docente até ao dia 18/10/2022 para definirem a sua forma de aval. tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.

Ép. Ex. (Normal. Rec., Ep. Esp.)
Nota I (50%) + Nota II (50%), sendo:
Nota I = Nota da aval. freq.
Nota II = Nota da Ép. Ex.

Nota I - O aluno deve apresentar 80% dos trab. nas datas definidas em aval. freq.
Nota II - Realizar uma prova cujo enunciado deverá ser solicitado pelo aluno ao secretariado do curso 5 dias antes da data do exame. O aluno deverá enviar o trabalho escrito até 2 dias antes da sua realização para o mail da docente e fazer a defesa no dia do exa

Bibliografia
- Kotler, P. e Et al, . (2009). Marketing Management. (Vol. 1). London: Prentice Hall
- Rasquilha, L. (2011). Publicidade - Fundamentos, estratégias, processos criativos, planeamento de meios e outras técnicas de comunicação. Lisboa: Gestão Plus
- Lindon, D. e Lendrevie, J. e Lévy, J. e Dionísio, P. e Rodrigues, J. (2009). Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote
- Kotler, P. e Kartajaya, H. e Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0 - Tecnologia para a Humanidade.. Lisboa: Actual Editora
- Burnstein, J. (2011). Click, como funciona a criatividade.. Lisboa: Estrela Polar

Método de Ensino
Unidade curricular com cariz eminentemente prático. Metodologias expositiva e ativa com a recriação do ambiente laboral com diferentes projetos e tarefas reais a serem solicitadas, desenvolvidas e operacionalizadas com carácter pontual e/ou contínuo.

Software utilizado nas aulas
Plataforma Teams.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
 

 


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