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Ano Letivo: 2021/22

Licenciatura em Comunicação Social

[CEM] Marketing Digital

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5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT

Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Ao fim desta unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
a) Reconhecer as especificidades do Marketing Digital nas suas várias dimensões: meios, comportamento do consumidor, técnicas e ferramentas;
b) Atuar na vasta área do Marketing Digital, quer do ponto de vista estratégico quer do operacional;
c) Conhecer e relacionar conceitos sob uma perspetiva eminentemente estratégica;
d) Conceber uma estratégia de comunicação de Marketing Digital em conformidade com os planos estratégicos de longo e de curto-prazo das organizações;
e) Explorar competências de auto-reflexão assim como de análise crítica de acordo com a atuação ética e profissional;
f) Manter uma curiosidade permanente sobre as tendências de futuro relacionadas com a área.

Programa
1. Marketing Digital
1.1. Principais noções
1.2. Fontes de tráfego

2. O novo consumidor
2.1. Comportamento de consumo
2.2. Jornada do consumidor

3. Meios e plataformas de comunicação online
3.1. Principais meios digitais e características

4. Analítica em digital
4.1. Principais métricas de análise de performance
4.2. Apresentação de relatórios

5. Instrumentos de Marketing Digital
5.1. Noções em SEO, UX e UI
5.2. Noções em SEM
  
6. Marketing de Conteúdo
6.1. Conceito
6.2. Objetivos
6.3. Principais tipos de conteúdos

7. Social Media
7.1. Redes sociais horizontais e verticais
 
8. E-Commerce
8.1. Principais noções
 
9. Estratégias de Marketing Digital
9.1. Omnichannel e Multichannel
9.2. Blended Marketing
9.3. Objetivos em Marketing Digital
9.4. O plano de Marketing Digital


Metodologia de avaliação
Aval. contínua
A. Prova Escrita: 40%
B. Participação: 30%
C. Trabalho de grupo: 30%
Nota UC = (Nota A * 40%) + (Nota B * 30%) + (Nota C + 30%)
Aprovação com classificação igual ou superior a 10 valores, resultante da média ponderada, desde que não haja nenhum elemento de avaliação com nota inferior a 8 valores.
Os trabalhos entregues fora do prazo estipulado ou resultantes de plágio, parcial ou total, serão avaliados com a classificação 0 (zero). Os alunos ficam automaticamente admitidos a exame.
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante deverão contactar a docente até ao dia 11 de Março do corrente ano para definirem o plano de trabalho e calendarização, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.

Avaliação Final:
Exame - prova escrita (100%)
Nota final da UC = nota do exame.

Obs.: Caso o cenário do ensino à distância entre em vigor, a prova escrita, em avaliação contínua ou exame, poderá ser substituída pela realização de um trabalho e/ou de uma prova escrita online e/ou prova oral.

Bibliografia
- Kotler, P. e Setiawan, I. e Kartajaya, H. (2021). Marketing 5.0 - Tecnologia para a humanidade.. Lisboa: Actual Editora
- Marques, V. (2019). Marketing de A a Z. Lisboa: Edições Digital 360
- Oliveira, C. (2020). Marketing Pós Digital – O Marketing à medida do ser humano. Lisboa: Actual Editora
- Rez, R. (2018). Marketing de Conteúdo. A moeda do século XXI.. (Vol. 2ª Edição.). Lisboa: Marcador

Método de Ensino
Método teórico, expositivo com recurso a aplicação prática e ao estudo de casos.

Software utilizado nas aulas
PowerPoint
Plataforma de e-learning/Moodle
Plataforma Teams
Zoom

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 165 - 23 de março de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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