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Conservação e Restauro

Artes Aplicadas

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3 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 2,0 OT , Cód. 938074.

Docente(s)
- Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira (2)
- Ânia Liberato Chasqueira (2)
- Fernando dos Santos Antunes (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1. Conhecer a importância das diversas artes aplicadas em Portugal e as principais expressões e tipologias artísticas das seguintes artes: Retabulística e talha; Tectos em madeira dourada e policromada; Mobiliário; Cerâmica utilitária e decorativa; Cerâmica de revestimento; Cerâmica arquitetónica decorativa; Tapeçaria; Papel de parede.
2.Identificar e caracterizar tecnologicamente as diferentes artes - conhecer os materiais e técnicas de produção artística.
3. Reconhecer e identificar a evolução histórico-artística e tecnológica das principais artes aplicadas em Portugal.



Programa
1. A retabulística e as diversas artes da talha
1.1. Tipologias
1.2. Características técnico-artísticas
1.3. A evolução estilística e de gostos
2. Os tectos em madeira dourada e policromada
2.1. Tipologias
2.2. Características técnico-artísticas
2.3. A evolução estilística e de gostos
3. O mobiliário
3.1. Tipologias
3.2. Características técnico-artísticas
3.3. Outras artes aplicadas na produção do mobiliário
3.4. A evolução estilística e de gostos
3.4.1. As influências da produção continental europeia
3.4.2. As influências da produção além-mar resultantes do encontro de culturas intercontinentais
4. A cerâmica utilitária e decorativa
4.1. A produção de Faiança
4.2. A produção tradicional e a industrialização
4.3. Os motivos decorativos, cromatismo e tipologias
4.4. A fábrica da Vista Alegre e produção da porcelana
5. A cerâmica de revestimento
5.1. A produção azulejar em Portugal
5.2. As técnicas de produção, vidragem e pintura
5.3. O azulejo de padrão
5.4. O azulejo figurativo
5.5. A azulejaria industrial e a disseminação do azulejo de fachada
5.6. O azulejo contemporâneo
6. Cerâmica arquitetónica decorativa
6.1. Tipologias e utilização nos edifícios
7. A tapeçaria
7.1. Pensamento e linguagem plástica - a relação entre a técnica e a ideia
7.2. Como espaço de representação
7.3. Uma perspetiva contemporânea
8. O papel de parede
8.1. Uma breve visão histórica
8.2. William Morris – o movimento Arts & Crafts.

Metodologia de avaliação
A avaliação final (AF) resulta da média aritmética simples de 3 trabalhos escritos (TE), um por cada docente, sobre 3 tipologias distintas de bens culturais.
Os trabalhos podem ser realizados individualmente ou em grupo (máximo de 3 alunos).
O aluno fica dispensado de exame se obtiver na AF nota igual ou superior a 10 valores.
A metodologia de avaliação é igual para a época de avaliação contínua e para as épocas de exame.
Cada um dos 3 trabalhos escritos tem como limite 1000 palavras de texto (excluindo título, índice, legendas e bibliografia). É obrigatório o recurso a imagens ilustrativas dos bens e podem ser complementadas com outro tipo de registos.

Bibliografia
- Ferrão, B. (1990). Mobiliário Português. (Vol. 1-4). Porto: Lello & Irmão
- Harper, C. (2004). Craft Histories, Textile Futures: emotional affectivity and design hybridity in quilt. Melbourne: Monash University
- Lameira, F. (2005). Retábulos (...). (Vol. 1-15). Faro: CPM - Histório da Arte
- Meco, J. (1993). O azulejo em Portugal. Lisboa: Alfa

Método de Ensino
1. Aulas teóricas de carácter expositivo sobre os conteúdos programáticos, com recurso a apresentações de texto e imagens.
2. Aulas teórico-práticas com recurso à apresentação de bens culturais, observação de amostras ou trabalhos artísticos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

 


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