IPT Logotipo do IPT

Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação

Sistemas Empresariais e Gestão Processos

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12805/2021 - 29/12/2021

2 ECTS; 2º Ano, Anual, 30,0 TP , Cód. 602433.

Docente(s)
- Paulo Sérgio Correia Monteiro (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Conhecer o que torna os sistemas de informações de gestão numa ferramenta de apoio aos negócios, compreender os novos modelos de negócios e o impacto no seu sucesso trazido pelos sistemas de informação.

Programa
Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP): Sistemas que interligam todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.
eCommerce e Marketing Digital: O eCommerce leva o comércio para o mundo digital, enquanto o Marketing Digital usa métodos diferentes para atingir as metas e objetivos do marketing tradicional.
Business Intelligence e Big Data: BI analisa e trata as informações coletadas, enquanto o Big Data se refere aos conjuntos de dados complexos que são rapidamente gerados e transmitidos a partir de uma grande variedade de fontes.
Infraestrutura e Tecnologias Emergentes: Infraestrutura tecnológica é a base que suporta a operação das empresas, enquanto as tecnologias emergentes são inovações técnicas ou em desenvolvimento com grande potencial de mudar o curso de nossas vidas e dos negócios.
BPM: Business Process Management: BPM é uma disciplina que prega a implementação de uma metodologia corporativa sistemática, que visa a melhoria contínua por meio da padronização de processos e da otimização do fluxo de trabalho.

Metodologia de avaliação
Na avaliação da disciplina, são disponibilizadas duas modalidades distintas: a realização de 5 mini-testes ao longo do semestre ou a opção de um exame final. Cada mini-teste contribui igualmente para a nota final, com cada um tendo um peso de 4 valores num total de 20 valores. Alternativamente, o exame final tem um peso total de 20 valores. Para ambas as modalidades, a nota mínima para aprovação na disciplina é de 10 valores. Esta estrutura flexível permite aos alunos escolherem a modalidade de avaliação que melhor se adapta ao seu estilo de aprendizagem e disponibilidade ao longo do semestre, mantendo, contudo, um rigor consistente na avaliação dos conhecimentos adquiridos.

Bibliografia
- Gallaugher, J. (2011). Information systems: A Manager's guide to harnessing technology. : Flat World Knowledge
- Laudon, K. e Laudon, J. (2016). Management Information Systems: Managing the Digital Firm. : Prentice Hall Press

Método de Ensino
Ensino teórico-prático com recurso a meios áudio-visuais, a equipamento laboratorial e a exemplos práticos.

Software utilizado nas aulas
Acesso web ao kahoot.it e bmpn.io

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de fevereiro de 2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado