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Ano Letivo: 2020/21

Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação

Tecnologias da Internet

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6191/2020 - 09/06/2020

6 ECTS; 1º Ano, Anual, 83,0 TP , Cód. 60248.

Docente(s)
- José Manuel Palma Redes Ramos (1)
- Alexandre Moura Antunes Luís Dias (2)
- Fábio Miguel Lopes Ferreira (2)
- Tiago Manuel Henriques Carrão (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Objetivos Específicos:
1. Descrever a estrutura de um documento Web;
2. Descrever as componentes e a estrutura do DOM (Document Object Model);
3. Descrever as classes de objetos Web: propriedades e métodos;
4. Desenvolver código em XHTML5, CSS3 e JavaScript;
5. Desenvolver código através da biblioteca JQuery;
6. Desenvolver aplicações gráficas;
7. Implementar conteúdos, interfaces e aplicações Web;
8. Desenvolver manipulação dinâmica de objetos Web;
9. Implementar conteúdos, interfaces e aplicações Web interativas, reativas, gráficas e animadas.
10. Conhecer IDEs disponíveis (Sublime Text, Visual Studio Code, etc) para desenvolvimento em HTML, HTML5, CSS, CSS3, Bootstrap

Programa
1. História das normas do Consórcio W3C e evolução das tecnologias WEB desde a sua criação (1990) até ao presente;
2. Linguagem XHTML5: o DOM para os objetos Web; estrutura, organização, hierarquia e atributos dos objetos Web; sintaxe das "tags"; a 5.ª Norma Restrita; representação de objectos Web;
3. Linguagem CSS: classes, subclasses, pseudo-classes e objectos; sintaxe, atributos e respetivos domínios de atribuição; hierarquias dos padrões de estilo;
4. Linguagem java script: sintaxe; propriedades e métodos das classes do DOM; manipulação dinâmica de objetos Web via os seus conteúdos e atributos de estilo; desencadeamento de acções por eventos; gestão de formulários; técnicas de “motion”; a biblioteca JQuery; o elemento Canvas; o elemento SVG; interacção avançada;
5. Programação Web: produção de conteúdos, interfaces e aplicações WEB com características interativas, gráficas e dinâmicas.
6. Conhecer IDEs disponíveis (Sublime Text, Visual Studio Code, etc) para desenvolvimento em HTML, HTML5, CSS, CSS3, Bootstrap

Metodologia de avaliação
A avaliação incide sobre a apresentação e defesa de dois mini-rojetos Web do lado do cliente:
a) Implementação de uma apresentação interativa de informação a partir de uma estrutura de dados em javaScript, dos respetivos recursos mediáticos e de um enunciado com os requisitos de apresentação - 50% da avaliação;
b) Implementação de uma aplicação web interativa com características gráficas ou de animação - 50% da avaliação.
O processo de avaliação é realizado em sessão de apresentação dos mini-projetos e a aprovação na Unidade Curricular está sujeita à classificação mínima de 7/20 valores em qualquer dos mini-projetos.

Bibliografia
- Data, R. (0). w3schools.com - THE WORLD'S LARGEST WEB DEVELOPER SITE. Acedido em 10 de novembro de 2020 em https://www.w3schools.com/
- Geary, D. (2012). Core HTML5 Canvas: Graphics, Animation, and Game Development. Boston:: Prentice-Hall
- Haverbeke, M. (2018). Eloquent JavaScript - A Modern Introduction to Programming. San Francisco: No Starch Press
- Terlson , B. e International, E. (0). ECMAScript 2018 – Language Specification (9.th Edition, June 2018). Acedido em 10 de novembro de 2020 em https://262.ecma-international.org/9.0/

Método de Ensino
1. Sessões plenárias expositivas de instrução e demonstração;
2. Sessões laboratoriais para desenvolvimento e implementação; de miniprojetos;
3. Atividades semanais autónimas, suportadas por plataforma de e-learning;

Software utilizado nas aulas
Editor Notepad++; Browser Google Chrome;

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de junho de 2021

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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