IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação

Projeto Integrado 1

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6191/2020 - 09/06/2020

2 ECTS; 1º Ano, Anual, 44,0 TP , Cód. 602432.

Docente(s)
- Luis Agnelo de Almeida (1)
- Ricardo Botelho Alves (2)
- Fábio Miguel Lopes Ferreira (2)
- Tiago Manuel Henriques Carrão (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Planear e desenvolver em equipa soluções de software de média/grande dimensão aplicando e aprofundar os conhecimentos fornecidos ao longo do curso atendendo a questões éticas e deontológicas relacionadas com a atividade profissional;
Seguir um plano de trabalho do projeto, garantindo recursos necessários e precedência entre tarefas, adaptando-se à eventual evolução dos requisitos e evolução das tecnologias; Documentar e apresentar o trabalho desenvolvido

Programa
A prática pedagógica pretende em primeiro lugar sistematizar as aprendizagens obtidas nas UC do curso através de um trabalho de maior dimensão por forma a sistematizar as práticas de planeamento de trabalho.
Conteúdo pedagógico emergente e mais específicos a uma dada tecnologia relacionada com os sistemas de informação poderão ser fornecidos nesta unidade curricular. Pretende-se ainda treinar os alunos para o desenvolvimento de trabalho de projeto em equipa e desenvolver as competências associadas à comunicação e gestão de conflitos, incluindo a redação de relatórios técnicos e a apresentação pública dos trabalhos. Para o efeito, a equipa docente elabora o enunciado descrevendo o trabalho do projeto, bem como as metas e os prazos a serem cumpridos.
Requisitos: o aluno: -Lê manuais técnicos e pesquisa informação em língua inglesa; -Resolve problemas concretos recorrendo aos princípios do paradigma orientado a objetos ou de desenvolvimento de software específico. -Manipula dados através da linguagem SQL ou outra metodologia proposta pelos orientadores. -Modela e documenta sistemas de software utilizando uma metodologia ágil ou outra metodologia mais adaptada ao projeto em curso. Projecto Integrado basea-se no “Modelo de Aprendizagem Baseada em Projetos”.

Metodologia de avaliação
Desenvolvimento de um projecto integrado com avaliação continua e final.

Bibliografia
- , . (2023). A definir em função do projecto. :

Método de Ensino
Aprendizagem baseada em projecto.

Software utilizado nas aulas
SQL ou outro software proposta pelos orientadores.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de junho de 2021

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado