IPT Logotipo do IPT

Qualidade Alimentar

Reatores e Processos Biológicos

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso nº 1950/2016 - 18/02/2016

5.5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 45,0 TP , Cód. 616913.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
Adquirir conhecimentos sobre o manuseamento de culturas microbianas e enzimas; execução de métodos de imobilização de biocatalisadores; metodologias de operação dos reatores da indústria alimentar; medição das principais variáveis de processo; procedimentos para esterilização de fermentadores.

Programa
Reações, cinética e o processamento de alimentos. Conceitos fundamentais de cinética química. Velocidade das reações. Fatores que afetam a velocidade das reações. Teoria das colisões. Energia de activação. Reatores ideais. Reatores contínuos e descontínuos. Principais características e critérios de projecto e construção na indústria alimentar.
Estequiometria e cinética dos processos microbianos e enzimáticos. Métodos de imobilização de biocatalisadores. Geometrias e modos de operação de reatores mecanicamente agitados e agitados por gás. Variáveis operacionais. Mistura e arejamento, difusores e agitadores mecânicos. Transferência de calor em reatores, esterilização do vaso reacional, das correntes gasosas e líquidas. Aplicação de reatores químicos e biológicos na indústria alimentar e em biotratamento de efluentes da área alimentar. Casos de estudo de tecnologias emergentes na área alimentar.

Metodologia de avaliação
A classificação final quer em avaliação contínua quer em avaliação final é obtida por ponderação da classificação prática, com um peso de 30% e da classificação teórica, com um peso de 70%.

Bibliografia
- Lemos, F. e Lopes, J. e Ramoa Ribeiro, F. (2013). Reatores Quimicos. Lisboa: IST Press
- Mota, M. e Lima, N. (2003). Biotecnologia - Fundamentos e Aplicacoes. Lisboa: Lidel
- Teixeira, J. e Fonseca, M. (2007). Reactores Biologicos - Fundamentos e Aplicacoes. Lisboa: Lidel

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que se expõem os conceitos relativos à disciplina e em que são propostos e resolvidos exercícios de aplicação, e aulas prático-laboratoriais em que são realizados alguns trabalhos laboratoriais.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado