IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Manutenção e Reabilitação de Sistemas Ferroviários

Materiais

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso nº 11575/2023 - 16/06/2023

5 ECTS; 1º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 66337.

Docente(s)
- Carlos Manuel Gaspar Touret (2)
- Carlos Jorge Trindade da Silva Rente (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
n.a.

Objetivos
Conhecer a estrutura atómica e os estados de agregação das substâncias; Compreender os fenómenos de cristalização e recristalização dos metais; Interpretar os diagramas de estado, em especial o dos aços e ferros fundidos; Interpretar fenómenos que ditam as propriedades mecânicas dos materiais e campos de uso dos aços, ferros fundidos e ligas;
Compreender os tratamentos térmicos e suas principais aplicações; Conhecer as caracteristicas dos materiais de construção das infraestruturas ferroviárias de pontes, viadutos e passagens hidráulicas: Aço, betão-armado, alvenaria; Entender as caracteristicas mecânica dos materiais utilizados na construção das infraestruturas ferroviárias na perspetiva da resistência dos materiais; Entender as caracteristicas físicas e químicas dos materiais utilizados na construção das infraestruturas ferroviárias na perspetiva da durabilidade.

Programa
Conceito de material – classificações e propriedades; Pedras naturais e derivados; Ligantes; Materiais cerâmicos; Vidro; Madeira e derivados; Metais e ligas metálicas; Materiais poliméricos: plásticos; Tintas e vernizes; betuminosos; Materiais compósitos; Novos materiais de construção. Conceitos elementares de Resistência dos Materiais. Critérios gerais de segurança: Controle de Qualidade e Condições de receção dos materiais.

Metodologia de avaliação
A prova de avaliação será sem consulta, em frequência, ou nas épocas de exame.
A Classificação será de 0 (Zero) valores a 20 (vinte) valores e será aprovado com a classificação mínima de 9,5 (nove virgula cinco) valores.

Bibliografia
- Coutinho A., S. (1997). Fabrico e propriedades do Betão. (Vol. Volume I). -: Laboratório Nacional de Engenharia Civil –LNEC
- Hibbeler, R. (2010). Resistência de Materiais. -: Pearson Prentice Hall
- Johnston, Jr., E. e Ferdinand P. Beer, F. (2001). Resistência de Materiais. (Vol. -). -: MacGraw-Hill de Portugal, Lda
- Mascarenhas, J. (2003). Sistemas de Construção - Paredes (2ª parte) e materiais básicos (1ª parte). (Vol. Volume III). Lisboa: Livros Horizonte (1ª edição)

Método de Ensino
Pretende-se que os alunos tenham nas aulas uma participação ativa. São disponibilizados apontamentos de síntese com a matéria e exemplos de problemas a resolver nas aulas onde serão discutidos e complementados.

Software utilizado nas aulas
n.a.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 08 de maio de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado