IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

TeSP - Design Multimédia

Estágio

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018

30 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 640,0 E + 90,0 OT

Docente(s)
- Júlio César Moita Jorge Ruivo da Silva

Pré-requisitos
O aluno só poderá frequentar a Unidade Curricular de estágio se o número de ECTS em atraso não exceder 20, na data de início desta Unidade Curricular.

Objetivos
a) A aplicação em contexto de trabalho dos conceitos e técnicas adquiridas durante o período letivo na área específica do design multimédia, desenvolvendo capacidades para relacionar a teoria e os conteúdos aprendidos às necessidades práticas concretas de cada realidade, passando a saber racionalizar melhor recursos existentes;

b) A adaptação ao meio profissional:
- percebendo relações entre o que é solicitado, as ideias para lhe responder e o tempo disponível para as realizar, de modo a resolver necessidades do meio profissional, no mercado de trabalho;
- desenvolvendo capacidades para comunicar de modo mais eficaz e para trabalhar em equipa, com respeito e equiparação de géneros;
- aprendendo a apresentar e defender conceitos, ideias e as soluções gráficas desenvolvidas, para contribuir para a inovação da indústria e com ela para um crescimento económico sustentável ;
- sendo capaz de exercer uma avaliação crítica sobre os projetos desenvolvidos e a sua colaboração neles.

Programa
1.1. Preparação dos estágios:

1.1.1. A definição e caracterização do estágio: objetivos, conteúdos e normas de funcionamento;

1.1.2.Apresentação dos protocolos, Planos de Estágio e relatórios a realizar durante o estágio (os intermédios e o Relatório Final);

1.2. Planeamento do estágio:

1.2.1. Cronogramação;

1.2.1. A definição do Plano de Estágio - plano de formação específico para cada aluno;

1.2.2. Discussão e aprovação do Plano de Estágio de cada aluno;

1.2.3. O documento Relatório Final de estágio - apresentação crítica da empresa escolhida, das razões dessa escolha para realizar o estágio e dos projetos/atividades realizados neste contexto de formação. Análise de modelos e estratégias de trabalho possíveis;


1.3. O acompanhamento crítico regular das práticas de trabalho em empresa e dos trabalhos - projetos, mediante a entrega e discussão regular de relatórios;


2.Conceber ecrãs 2D e 3D utilizando ferramentas informáticas, tratar sons, imagens e vídeo utilizando programas específicos, construir websites, desenvolver aplicações para quiosques multimédia e projetos específicos também multimédia;

3.Participação em conferências, simpósios e apresentações de trabalhos da área do Design Multimédia (mesmo que não presencial), que promovem a inovação da indústria e com ela, um crescimento económico sustentável;

4. Normas para a redação de um relatório crítico final e estratégias para a apresentação e defesa do mesmo.

Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua, resultando do desempenho do trabalho realizado durante as aulas (presenciais ou não) e em casa ou na empresa (em contexto de estágio, mesmo que em situação de confinamento obrigatório), com a apreciação/discussão regular dos exercícios e relatórios intermédios (20%); resultará ainda da apreciação do Orientador designado nas entidades de estágio (30%), da realização de um relatório final escrito (40%) e da sua apresentação perante um júri (10%), que poderá não ser presencial, ocorrendo com recurso a uma plataforma de comunicação digital (face à situação de pandemia por COVID19).

Bibliografia
- Poulin, R. (2011). The Language of Graphic Design. . Beverly Massachusetts: Rockport Publishers
- Munari, B. (1984). Diseno e comunicación visual - contribución a una metodologia didáctica. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, S.A.
et al. (2011). Design Things. Cambridge, Massachusetts / London, England: The MIT Press

Método de Ensino
Aulas teóricas expositvas, conferências via ZOOM (disponibilizando PDFs/conteúdos no Moodle) e acompanhamento de trabalhos propostos pelas entidades de estágio, mediante a apresentação e discussão regular dos mesmos, com entrega de relatórios.

Software utilizado nas aulas
Colibri.Zoom de FCCN

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 19 de julho de 2021

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos