IPT Logotipo do IPT

Arte e Técnica do Couro

História da Tecnologia de Curtumes

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Declaração de retificação nº 305/2016 - 18/03/2016

3.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 61507.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
não aplicável.

Objetivos
Fornecer conhecimentos teóricos e práticos nos domínios da História dos Curtumes em Portugal e no mundo. Conhecer e compreender as diferentes tecnologias de produção e de materiais utilizados. Adquirir conhecimentos sobre as suas histórias, produção, estética e criação artística.

Programa
Conceitos gerais e específicos de história da manufatura e produção: pergaminho, peles, couro.
1-Noções prévias, definições, nomenclaturas, tipologias: A proveniência do couro. Diagramas. Posição filogenética dos bovídeos. As classes do couro. Os principais tipos de couro. O grão do couro. Substitutos do couro: COURO VEGAN; COURO REGENERADO; COURO SINTÉTICO; COURO ARTIFICIAL. Glossário.
2-A indústria dos curtumes em Portugal e no mundo. O aparecimento do couro e afins. Pré-história e artefactos arqueológicos. A indústria ao longo dos séculos na Ásia, Egipto, Pérgamo, Época Helenística, Império Romano, Al-Andalus, Europa, Rússia e as Américas. O ofício e comércios relacionados.
3-História e técnicas de produção: O COURO CRU / COURO BRUTO / A PELE CRUA; O MARROQUIM; O COURO FERVIDO; O COURO da RÚSSIA; O COURO ENVERNIZADO; O NUBUCK
A CAMURÇA; O CORDOVAN; Couros Exóticos - Mamíferos; Aves; Peixes; Répteis.
4-Matérias-primas. Tipos e receitas.
5-Arte no couro. Técnicas para a produção artística, de decoração e de textura. Estilos de decoração. Tipos, materiais, equipamentos: O Couro a Anilina; O Couro de Alto Brilho; O Couro Semi-Anilina; O Couro Pigmentado; A Pátina; O Couro Granulado; O Couro Gofrado; O Couro Aveludado; As Peles com Lanugem.
TINGIMENTO; PINTURA; PIROGRAVURA; COURO LAVRADO; GUADAMECIL; ESTAMPAGEM / GOFRAGEM; DOURADURA; MOLDAGEM / Couro Repuxado; CORTE a LASER.
6-Identificação de técnicas e de materiais.

Metodologia de avaliação
Trabalhos de pesquisa desenvolvidos em contexto de aula (50%) e frequência escrita (50%). Para aprovação é necessário obter no somatório nota igual ou superior a 9,5 valores.

Bibliografia
- HARRIS, S. e VELDMEIJER, A. (2014). Why Leather?. Leiden: Sidestone Press
- PROCTER, H. (1885). A text-book of Tanning: A Treatise on the Conversion of Skins into Leather, both Practical and Theoretical. London: E. & F.N. Spon
- REED, R. (1973). Ancient Skins, Parchments, and Leathers. USA: Academic Press Inc.
- THOMPSON, R. e Mould, Q. (2011). Leather tanneries: the archaeological evidence. London: Archetype Press

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas, onde se descreve e se exemplifica a matéria da UC. Pesquisa e desenvolvimento de trabalhos práticos em contexto de aula sobre aspectos específicos da história da tecnologia dos curtumes.

Software utilizado nas aulas
Windows OFFICE - WORD. POWERPOINT. INTERNET.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado