IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Território e Proteção Civil

Gestão de combustíveis em espaços rurais

<< voltar ao Plano Curricular

3 ECTS; 1º Ano, Anual, 25,0 TP , Cód. 20304.

Docente(s)
- Vasco Augusto Amaro Lopes (2)
- Luis Filipe Neves Carreira dos Santos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
1. Conhecer as principais normas legais aplicadas no espaço rural, legislação em vigor, a sua intrepretação e aplicabilidade no terreno.
2. Conhecer a organização administrativa e estatística de Portugal, funções e obrigações dos principais atores envolvidos na gestão e manutenção de combustíveis.
3. Identificar os diferentes sistemas de autoproteção em espaços rurais, avaliação de sistemas desde o utilizador às infraestruturas necessárias;
4. Desenvolver capacidades de planeamento e organização de sistemas de defesa e autoproteção em espaços rurais
5. Desenvolver capacidades técnicas e práticas para implementar sistemas de defesa e autoproteção em espaços rurais.Conhecimento de técnicas e práticas para planear a realização de faixas de gestão de combustíveis no âmbito da devesa da floresta contra incêndios rurais, tal como das ferramentas de apoio a decisão no planeamento e execução de faixas de gestão de combustível em espaço rural.

Programa
Identificação de espécies de vegetação. Ferramentas de apoio a decisão no planeamento e execução de faixas de gestão de combustível em espaço rural: identificação de espécies de vegetação; eliminar as sobrantes florestais resultantes da realização das faixas de gestão; métodos mecânicos; utilização do fogo. Realização de faixas de gestão de combustíveis.

Metodologia de avaliação
Avaliação continua, uma frequência escrita com a ponderação de 60% para a nota final e um trabalho escrito com defesa oral com a ponderação de 40% para a nota final. Avaliação por Exame 100%, para os alunos que não efetuarem a avaliação contínua e/ou obtiverem nota inferior a 10 valores.

Bibliografia
- Lima, H. (0). Análise da gestão de combustíveis florestais na envolvente imediata às habitações isoladas em Portugal.. Acedido em 20 de fevereiro de 2023 em http://hdl.handle.net/10316/94005
- Pinto Ribeiro, J. e Ribeiro, N. e Cebola Poeiras, A. (2022). Manual Técnico de Práticas Silvícolas para a Gestão Sustentável em Povoamentos de Sobreiro e Azinheira. (Vol. 1). Lisboa: Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
et al. (2011). MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO DOS ESPAÇOS FLORESTAIS NA BACIA DRENANTE DA ALBUFEIRA DE CASTELO DO BODE. (Vol. 1). Lisboa: Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A.

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas, Aulas teórico-práticas com a análise e simulação de cenários.

Software utilizado nas aulas
Word, Excel e Qgis.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de dezembro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado