IPT Logotipo do IPT

Engenharia Informática-Internet das Coisas

Projeto

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 13495/2022 - 18/11/2022

56 ECTS; 2º Ano, Anual, 60,0 O , Cód. 390911.

Docente(s)
- Ana Cristina Barata Pires Lopes (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N.A.

Objetivos
Realizar um trabalho académico de razoável complexidade e estendido no tempo no contexto do ciclo de estudos em Engenharia Informática - Internet das Coisas conducente à elaboração de um relatório de Projeto.
No final desta Unidade Curricular os estudantes devem demonstrar as seguintes competências:
1 - Capacidade de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares;
2 - Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos com sentido crítico.
3 - Capacidade de autonomia no desenvolvimento de trabalhos na área do ciclo de estudos em Engenharia Informática - Internet das Coisas.
4 - Capacidade para comunicar o trabalho realizado, conhecimentos e raciocínios, num documento com introdução, estado-da-arte/fundamentos, descrição do trabalho realizado e conclusões, de forma clara e sem ambiguidades.

Programa
O projeto envolverá, para além das tarefas definidas no plano de trabalhos definido na proposta de projeto atribuída a cada estudante, trabalho de pesquisa bibliográfica e trabalho laboratorial e/ou de campo definido no plano de trabalhos.
Os estudantes deverão redigir um documento final que deverá ter um carácter integrador relativamente aos assuntos aprendidos ao longo do ciclo de estudos e onde deverão ser abordados os seguintes pontos:
1. Introdução: no que é que consiste o trabalho; objetivos do trabalho; como é que o assunto irá ser estudado.
2. Revisão da literatura: o que já é conhecido sobre o tema do trabalho.
3. Metodologia: como vai ser abordado o problema.
4. Discussão dos resultados: qual a maior contribuição do trabalho realizado; em que medida é que contribui para o aumento do conhecimento do tema.
5. Conclusões: quais as implicações do trabalho do ponto de vista teórico/prático; que trabalhos futuros devem ser realizados para aprofundar o conhecimento.
6. Referências. Todo o trabalho deverá ser devidamente referenciado
7. Anexos. Facultativo
Os estudantes deverão também entregar a síntese do trabalho realizado em inglês.

Metodologia de avaliação
A avaliação do trabalho de projeto será realizada por um júri constituído no mínimo por três elementos, presidente e dois vogais, em que um e apenas um dos vogais é obrigatoriamente orientador do estudante. O júri tem de ser previamente aprovado pelo Conselho Técnico e Científico da Escola Superior de Tecnologia de Tomar. Os estudantes terão de submeter os seguintes elementos para avaliação: relatório de projeto e parecer dos orientadores. Esta submissão deve ser realizada nas datas definidas para o efeito. Posteriormente, também em data definida para o efeito, serão realizadas a apresentação e discussão pública das provas de mestrado perante um júri que avaliará o trabalho numa nota de 0 a 20 valores.

Bibliografia
- Graustein, J. (2014). How to Write an Exceptional Thesis or Dissertation A Step-By-Step Guide from Proposal to Successful Defense. (pp. 1-288). USA: Atlantic Publishing Group Inc.

Método de Ensino
O trabalho final de mestrado é desenvolvido autonomamente pelo aluno com a supervisão de um ou dois orientadores. O acompanhamento dos orientadores será feito essencialmente através de reuniões de trabalho realizadas regularmente.

Software utilizado nas aulas
N.A.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de dezembro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
Elemento gráfico

Notícias | Agenda

NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado