IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Mestrado em Design Editorial

Publicações periódicas digitais

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT + 3,0 O

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1.Compreender as publicações periódicas no contexto digital
2.Identificar tipos de PPD
3.Estudar ferramentas/plataformas para o desenvolvimento e distribuição de PPD
4.Desenvolver projeto de design para PPD
5.Contactar c/processos de Design Thinking
6.Desenvolver registos preparatórios de projetos

Programa
1. Contextualização das publicações periódicas digitais
2. Tipos de publicações periódicas digitais
3. Ferramentas/plataformas para desenvolvimento e
distribuição
4. Design de publicações digitais
4.1 Layout, Grelha e Tipografia
4.2 Conteúdo audiovisual
4.3 Navegação, usabilidade e acessibilidade
5.0. Design Thinking
5.1. Steps: Emphatize/Define+Ideate+Prototype+
Test/Delivery
5.2. Ferramentas e métodos específicos

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência e por Exame:
Projeto de publicação digital (design do protótipo - 75%; apresentação e defesa – 15%; participação e empenho – 10%;)
Os alunos estão dispensados de exame, caso tenham dez valores, na totalidade dos elementos a avaliar (Protótipo + apresentação e defesa +participação e empenho).
A nota para aproveitamento na UC é de 10 valores

Bibliografia
- Apfelbaum, S. e Cezzar , J. (2014). Designing The Editorial Experience. Beverly (EUA): Rokport Publishers
- Zappaterra, Y. e Caldwell , C. (2014). Editorial Design: Digital & Print. Londres (RU): Laurence King Publishing
- Lupton, E. (2014). Type on Screen. Nova Iorque (EUA): PRINCETON ARCHITECTURAL PRESS
- Franchi, F. (2013). Designing News: Changing the World of Editorial Design and Information Graphics. . Berlim: Gestalten
- Ludovico, A. (2012). Post-digital print: the mutation of publishing since 1894 . Holanda: Ludovico Ed.- Onomatopee
- Martin, B. (2012). Universal Methods of Design. 100 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas, and Design Effective Solutions. Beverly: Rockport Publishers
- NIELSEN, J. e HINDERER, S. (0). 234 Tips and Tricks for Recruiting Users as Participants in Usability Studie. Acedido em 1 de janeiro de 2020 em www.nngroup.com/reports/how-to-recruit-participants-usability-studies/

Método de Ensino
1. Metodologias expositiva e demonstrativa com apoio audiovisual.
2. Metodologias ativas (estudo de casos, design thinking, projeto)

Software utilizado nas aulas
Adobe Photoshop
Adobe Illustrator
Adobe XD
Figma

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 11 de maio de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos