Publicação em Diário da República: Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT + 3,0 O , Cód. 308124.
Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
- Ana Isabel e Sousa do Carmo (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
1. Entender as potencialidades dos novos suportes/meios de publicação digital
2. Compreender e distinguir os diferentes formatos de ebook
3. Conhecer as principais categorias de programas e dispositivos leitores
4. Adaptar o conteúdo de uma publicação ou de uma história impressa ao formato digital interativo
5. Planear gráfica e visualmente o interface para publicações/livros digitais
6. Editar e formatar livros digitais
7. Desenvolver projeto de design de livros digitais
Programa
1. Diferença entre publicações impressas e publicações digitais (PD); vantagens e desvantagens;
2. As PD em Portugal e no resto do mundo; o panorama das PD no IPT trabalhos e projetos de alunos
3. Caraterização de um ebook, principais funções e elementos que o caraterizam e distinguem de outro tipo de publicações; a tipografia, as imagens, as zonas quentes, menus e botões, navegação
4. Os principais formatos de ebook; forma e uso, vantagens e desvantagens;
5. Categorias de programas, de software e de dispositivos leitores de ebook; seriação de ebooks face à tipologia de conteúdos disponíveis/que apresentam;
6. Do conteúdo impresso à representação das ideias ou das propostas: processo, métodos, formas; sketching, argumentos visuais;
7. Processo de designing ou criação de documentos interativos (Adobe InDesign)
8. Processo de designing ou criação de EPUB (Adobe InDesign)
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência e por Exame: apresentação e defesa do projeto de um livro digital
Projeto de ebook:
a) Design; esboços, maqueta/protótipo
= 80%;
b)Apresentação e defesa = 20%;
1) A classificação final de cada aluno, é atribuída pelos dois docentes que lecionam a UC.
2) A componente ou a área lecionada por cada um daqueles contribui com 50% para a formação da classificação final.
3) O enunciado de cada trabalho ou tarefa, explicita os objetivos a atingir nesse trabalho e os itens objeto de avaliação.
4) No final do semestre os alunos apresentam o seu trabalho/conclusões oralmente e em formato de poster, de acordo com indicações previamente fornecidas.
5) A apresentação de trabalhos no final do semestre, em avaliação sumativa, está condicionada à assiduidade dos alunos, nos termos gerais definidos pelos Regulamentos do IPT.
d) Os alunos reprovam em avaliação sumativa, se a sua classificação final for menor de dez valores.
Bibliografia
- Castro, E. (2011). EPUB Straight to the Point: Creating ebooks for the Apple iPad and other ereaders. Berkeley (EUA): Peachpit Press
- Diane, B. e Cohen, S. (2014). Digital Publishing with Adobe InDesign CC: Moving Beyond Print to Digital. EUA: Adobe Press
- Lupton, E. (2014). Type on Screen . Nova Iorque : PRINCETON ARCHITECTURAL PRESS
- Zappaterra, Y. e Caldwell, C. (2014). Editorial Design: Digital & Print . Londres: Laurence King Publishing
Método de Ensino
1. Aulas expositivas c/apoio audiovisual
2. Desenv. argumentos visuais c/base produtos existentes
3. Análise conteúdo; hierarquização
4. Criação argum. visuais
5. Desenv. exerc. confirmando conheci. adquirido
6. Trabalho projeto
Software utilizado nas aulas
Adobe InDesign
Adobe Digital Editions
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 11/2023 de 13/12
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)