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Ano Letivo: 2022/23

Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Design Multimédia III

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 60,0 PL + 4,0 O , Cód. 964431.

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (2)
- Júlio César Moita Jorge Ruivo da Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
A animação, nomeadamente o motion graphics (Animação gráfica), é um elemento cada vez mais utilizado como ferramenta de comunicação, nas diversas plataformas. Pretende-se com o conteúdo da UC, que os alunos adquiram conhecimentos, na concepção de conceitos de animação, desde o processo criativo, a concretização do mesmo graficamente, e a aplicação dos conceitos animados definidos, na criação de um conteúdo final.

Programa
1. História da Animação e conceitos básicos de animação
a. História da animação
b. Técnicas de animação
c. Regras de animação
d. Técnicas digitais de animação
e. O motion Graphics (Animação gráfica)
f. A Animação em computador
g. A computação gráfica na animação

2. O conceito e criação de uma narrativa para animação
a. A ideia
b. A narrativa visual
c. O conceito consoante e o seu target (publico alvo e plataforma de distribuição)
d. Guião
e. O Storyboard
f. O processo criativo


3. O software de animação (After Effects)
a. Workfow do After Effects - As suas caraterísticas a aplicabilidade
b. Criação da composição
c. A gestão de composições
d. As composições consoante a plataforma de distribuição do conteúdo (Aspect Ratio)

4. A criação de conteúdos em After Effects
a. Criação de Objetos em After Effects
b. Criação de shapes
c. Criação de texto no software
d. Importação do Photoshop
e. Importação do Ilustrator
f. Conversão de ficheiros do ilustrator
g. Importação de Sequências
h. Utilização de Solid


5. Técnicas básicas de animação
a. O software 2D de computação gráfica (After Effects)
b. As técnicas de animação – Keframes e a composição
c. Manipulação de Keyframes
d. Animação de shapes
e. Animação de texto

6. Técnicas avançadas de animação
a. Keframes avançados e composição de composições
b. Efeitos nos shapes
c. Aplicação de efeitos de animação
d. Conversão para 3D (trabalhar na profundidade)
e. A iluminação
f. A camara virtual
g. O movimento de camara
h. A parentalidade (ligação entre objetos)
i. A animação gráfica através do áudio.
j. Utilização de Adjustment Layer
k. Utilização de Null objects
l. As expressões em After Effects

7. Técnicas de composição e renderização
a. Aplicação de VFX (efeitos visuais)
b. O Chroma key
c. O canal Alpha e Matte
d. Aplicação de efeitos em composições
e. Composição através de importação e softwares 3D
f. A ligação com outros softwares (Premiere)
g. A exportação através do adobe média encoder

8. Execução do projeto final
a. Aplicação dos conceitos teóricos na definição de um projeto de animação.
b. Criação do conceito consoante a plataforma de distribuição e publico alvo.
c. Criação do storyboard
d. Desenvolvimento do grafismo/animação
e. Desenvolvimento do conceito animado
f. Renderização e composição
g. Distribuição do conteúdo.


Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
30% Participação (realização de trabalhos durante as aulas)
70% Trabalho Prático Final

Os alunos ficam dispensados de exame com a nota minima de 10 valores.

Avaliação por exame:
100% Trabalho Prático Final (Trabalho a executar na respetiva época)

Os alunos são aprovados em avaliação por exame, com nota minima de 10 valores.


Bibliografia
- BEN TU SHU, S. (2015). Motion Graphics in Branding. (Vol. I). (pp. ---). Hong Kong: Sendpoint Publishing
- JACKSON, C. (2014). After Effects and Cinema 4D Lite: 3D Motion Graphics and Visual Effects Using CINEWARE (Vol. 1). EUA: Routledge
- KERLOW, I. (2003). The art of 3D computer Animation and Effects . USA: Wiley
- PARENT, R. (2007). Computer Animation, Second Edition: Algorithms and Techniques (The Morgan Kaufmann Series in Computer Graphics) . USA: Morgan Kaufmann

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde se expõem conceitos e se apresentam e se experienciam procedimentos e técnicas, necessárias à resolução de exercícios e tarefas, bem como à realização de trabalho final.

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 06 de junho de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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