IPT Logotipo do IPT

Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Desenho

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 96441.

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
1 Saber ver/interpretar
2 Manipular expressão em sintaxe
3 Adequar composição à ideia a comunicar
4 Desenvolver soluções simples
5 Adequar a representação a um modelo, conceito, tipo ou significação
6 Demonstrar cultura gráfica e visual
7 Usar termos adequados
8 Demonstrar sentido crítico

Programa
1 Expressão Vs. conteúdo
1.1. Substância e forma
2 Estrutura
2.1. Esqueleto, relação, composição e elementos estruturais, partes
3 Configuração
3.1. Figura-fundo, contorno, partes e todo, elementos constituintes
4 Dimensão
4.1 Tamanho, proporção, escala
5 Dinâmica
5.1. Equilíbrios, estaticismo, tensão, movimento e ritmo
6 Qualidade
6.1. Qualidade formal e qualidade expressiva
6.2. Filtros, oposições, contrastes
7 Demarcação
7.1. Espessuras
7.2. Qualidade da expressão e da representação
8. Outros elementos da expressão e da composição
8.1. Valores tonais, cor, brilho, iluminação, textura, agudez, material, ponto de vista,
enquadramento, opacidade, transparência, toque, penetração, sobreposição, etc
9 Cultura gráfica
9.1. Design e movimentos de vanguarda do século XX
10 Tipologias de registo
10.1 Modo representativo e modo presentativo
10.2. Simplificação por acentuação e por nivelamento
11 Iconicidade
11.1 Relação representação-representado e referente
12 Iconograma e pictograma
12.1 Classes e processos de analogia
13 Esquemática
13.1 Simplificação por nivelamento
13.2. Signos visuais ilustrativos e signos visuais pictogramáticos
14 Conteúdo Vs. expressão
14.1 Assunto, tema e mensagem Vs. sintaxe visual e elementos morfológicos e da expressão visual

Metodologia de avaliação
•Realização em aula, de exercícios e trabalhos práticos, para demonstração de competências e domínio de conteúdos; dado o carácter formativo desta avaliação, esta expressa-se qualitativamente: Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom.
• Admitidos a frequência os alunos que tenham pelo menos dois terços de presença nas aulas.
•Os trabalhos têm de ser todos disponíveis na plataforma Teams da UC, até à aula anterior ao dia da frequência.
• Em Frequência os alunos entregam, apresentam e defendem os trabalhos ou exercícios propostos, devidamente concluídos e incorporando as sugestões de melhoria e de transformação, fornecidas em aula. Todos os trabalhos têm o mesmo peso.
Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores.
•Só são admitidos a exame alunos que foram avaliados em frequência, não tendo obtido aproveitamento naquela;
O exame consiste na apresentação e defesa dos trabalhos ou tarefas, devidamente alterados.
Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores.

Bibliografia
- Acaso, M. (2006). El Languaje Visual. Barcelona: Paidós
- Cosette, C. (1983). Les images démaquillés. Approche scientifique de la communication par l?image. Québec: Les Éditions Riguil Internationales
- Dondis, D. (1997). A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes
- Pipes, A. (2008). Fondantions of art and design. Londres: Laurence King Publishing.

Método de Ensino
a) Aulas expositivas/teóricas: conteúdos/processos/técnicas;
b) Exercícios aplicação: repres. visual, componente expressiva/informativa/comunicacional;
c) Aulas síntese/produto;
d) Avaliação sumativa: demonstração-valoração competências/conhecimen.

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de outubro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado