IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Construção e Reabilitação

Processos Gerais de Construção II

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 9398/2015 - 18/08/2015

4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 PL + 45,0 TP , Cód. 810620.

Docente(s)
- Maria de Lurdes Belgas da Costa Reis (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Conhecer os tipos de paredes, pavimentos e coberturas de edifícios, bem como os respetivos revestimentos.
Dotar os alunos de conhecimentos sobre as tecnologias disponíveis, para a construção sustentável de paredes e de coberturas e aplicação de revestimentos. Os estudantes deverão conhecer os processos construtivos correntes para a execução de paredes e coberturas e respetivos revestimentos, os seus campos de aplicação, as suas limitações e as respetivas vantagens e desvantagens. Deverão ainda conhecer alguns fatores que induzem patologias nas construções, nomeadamente a ação da água e a fenfilhação.
Pretende-se que os estudantes adquiram competências para optarem pelas soluções mais adequadas em cada caso, face a condicionalismos que possam existir e que façam escolhas sustentáveis a nível dos materiais e das tecnologias.
Pretende-se que os estudantes adquiram a perceção de que o desempenho funcional dos elementos de construção depende da conformidade entre os materiais empregues e a solução técnica adotada, e que adquiram competências técnicas que permitam uma abordagem e resolução corretas dos problemas práticos.

Programa
1.Introdução 2.Paredes de Edifícios: paredes de alvenaria, adobe, tijolo e diversos tipos de blocos; fachadas ventiladas e fachadas de vidro 3.Revestimentos de paredes: tradicionais e não tradicionais; guarnecimento de vãos 4.Humidade em paredes: causas, manifestações e soluções de reparação 5.Fissuração em paredes de alvenaria: tipos de fendilhação, causas, manifestações e soluções de reparação 6.Revestimentos de pavimentos interiores e exteriores: pedra, cerâmicos, madeira, metálicos, sintéticos. Revestimentos de pavimentos especiais: escolares, hospitalares, industriais 7.Coberturas de edifícios: cobertura inclinada, coberturas planas e coberturas autoportantes. Principais tipos de revestimentos: cerâmicos, de betão, metálicos, novos produtos 8.Novos materiais e novos processos construtivos: Construções em MLC, em MLCC, sistema SLF e Modiko, Sistema Monolite e ICF, diversas construções de madeira e construções modulares.

Metodologia de avaliação
A avaliação da disciplina consiste numa prova escrita (55%), realizada por Frequência ou por Exame e num trabalho de aplicação prática (45%). A prova é teórico prática, sem consulta, na qual os estudantes deverão ter a classificação o mínimo de 9,5 valores. O trabalho individual, de entrega obrigatória em todas as épocas de avaliação, consiste na elaboração de quatro fichas de trabalho de aplicação prática aos conteúdos leccionados.

Bibliografia
- CTCV, C. (1998). Manual de aplicação de telhas cerâmicas. (Vol. 1). Coimbra: CTCV
- CTCV, C. (2003). Manual de aplicação de revestimentos cerâmicos. (Vol. 1). Coimbra: CTCV
- CTCV, C. (2009). Manual de Alvenaria de Tijolo. (Vol. 1). Coimbra: CTCV
- Mascaremhas, J. (2002). Paredes Exteriores. (Vol. 1). Lisboa: Livros Horizonte
- Nuno Silvestre., E. (2013). Manual de conceção de estruturas em aço leve. Lisboa: CMM

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas sobre as tecnologias e aos processos de construção. Aulas teórico-práticas para apresentação de casos práticos e análise e discussão permitindo a intervenção crítica dos estudantes. Visitas de estudo e sessões técnicas.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 10 de setembro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado