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Ano Letivo: 2021/22

TeSP - Animação e Modelação 3D

Modelação e Animação de Personagens

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11775/2016 - 27/09/2016

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da unidade curricular, os alunos devem conseguir modelar vários personagens 3D, desenvolver o Rig e Skinning adequado a cada um deles, assim como, criar diversas animações com alguma complexidade.

Programa
1 - Modelação
1.1 Criação de personagens para animação.

2 - Rigging e Skinning
2.1 Criação de Rigging para personagens;
2.2 Desenvolvimento de Skinning de personagens.

3 - Animação
3.1 Tempo e espaçamento;
3.2 Ação secundária;
3.3 Antecipação;
3.4 Peso;
3.5 Ciclos de caminhada.

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
- Frequência (100%).

Para os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante, a Avaliação por Frequência é realizada através de uma Frequência (100%).

Avaliação por Exame:
- Exame (100%).

Bibliografia
- Glebas, F. (2009). Directing the Story: Professional Storytelling and Storyboarding Techniques for Live Action and Animation. Estados Unidos: Focal Press
- Williams, R. (2001). The Animator's Survival Kit. Estados Unidos: Faber and Faber
- Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. Estados Unidos: Focal Press

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Blender.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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NP4552
Financiamento
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