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Animação e Modelação 3D e Jogos

Efeitos Visuais

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 11,0 T + 45,0 TP , Cód. 654315.

Docente(s)
- João Ricardo Mendes de Freitas Pereira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de aplicar técnicas na melhoria e
enriquecimento de animações gráficas; inserção de conteúdos e alteração de imagens em
movimento; estudos de caso e procura de soluções visuais em movimento.

Programa
Grafismo em Movimento
1.Grafismo Audiovisual. Análise de exemplos.
2.Introdução ao software After Effects.
3.Propriedades de layers. Keyframes.

Criação e manipulação de animações gráficas
4.Controlo de movimento.
5.Trim Paths.
6.Texto. Animadores.
7.Parenting.
8.Composições aninhadas. Pré-composição

Manipulação de vídeo
9.Máscaras. Rotoscopia.

Conteúdos 3D
10.Espaço 3D. Câmara, luz e sombra.
11.Tracker 2D.
12.Tracker 3D.

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
O aluno poderá optar por uma avaliação em modo de a)clássico (opção por defeito) ou pelo modo b)gamificação. A opção pelo modo de gamificação terá de ser comunicado por e-mail, até duas semanas após o início das aulas e não pode ser revertido.

Modo Clássico:
Frequência I (teórico-prática):50%
Frequência II (teórico-prática):50%

Modo Gamificação:
Frequência I:50%
Frequência II:50%
Este modo divide-se em duas etapas e contempla 5 missões em cada uma.
Etapa 1: até à primeira frequência; Etapa 2: depois da frequência I até à frequência II;
Os primeiros 25% dos alunos com nota superior a 15 a completar as missões (exercícios) recebem um cristal, até um máximo de 3. Os segundos 25% dos alunos com nota positiva a completar as missões recebem uma estrela. 2 estrelas equivalem a 1 cristal. A conclusão de todas as missões equivale a 1 cristal extra.
Cada cristal equivale a 5 pontos, num total de 20, a aplicar em cada Etapa. 4 cristais equivalem à dispensa da frequência da Etapa respetiva.
O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do Regulamento Académico do IPT.

Avaliação por Exame:
Exame (teórico-prático): 100%
O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do Regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Brinkman, R. (2008). The Art and Science of Digital Compositing. USA: Elsevier
- Taylor, A. (2006). Creative After Effects. UK: Focal Press

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas
de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Adobe After Effects, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de dezembro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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