IPT Logotipo do IPT

Video e Cinema Documental

Tecnologias do Audiovisual

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 13021/2015

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9932006.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conhecimento avançado de língua inglesa

Objetivos
A. Dominar equipamentos de imagem e som
B. Compreender as funções dos Assist. Produção, Imagem e Som
C. Dominar a montagem não linear
D. Aplicar conhecimentos na realização de exercícios
E. Dominar procedimentos de trabalho
F. Desenvolver a capacidade de discurso
G.Desenvolver trabalho em equipa

Programa
1.1 - A linguagem audiovisual.
1.2 - Princípios da Montagem: Continuidade lúcida ? Raccords, Consequências da alteração da escala de plano e ângulo, Noção de direcção, Ritmo, Tom e Som.
1.3 - O efeito Kuleshov.
1.4 - A ?Regra dos 6?: Emoção; Narrativa; Ritmo, Atenção; Dupla dimensão do ecrã; Terceira dimensão do espaço da ação.
2.1 - Final Cut Pro: Introdução e técnicas básicas.
3.1 - Procedimentos para a correcta utilização dos equipamentos de registo de Imagem e equipamento diverso (iluminação; tripés; filtros...).
4.1 - Comandos e Funções das câmaras de Vídeo
4.2 - Cuidados especiais com objetivas.
4.3 - Noções básicas: Distância Focal e Foco; Exposição e Balanço de Brancos.
4.4 - Noções básicas de Continuidade: Regra dos 30º e 180º.
4.5 - Movimentos de Câmara: Dollies; Charriôts; Gruas; Steadycams; Suportes de ombro: Movimento harmónico.
5.1 - Procedimentos para a correcta utilização dos equipamentos de registo de Som.
5.2 - Conexões: Gravador > câmara; Misturadora > câmara; Misturadora > Gravador.
5.3 - Comandos e Funções dos gravadores de Som.
5.4 - Cuidados especiais com microfones.
5.5 - Correcto uso da Perche.
5.6 - Microfones: Dinâmicos VS Condensadores; Polaridades.
5.7 - Ligações: XLR; Jack; TRS; BNC; Balanceadas e não balanceadas.
5.8 - Monitorização e Mistura; Nível de Linha e nível de Microfone.
5.9 - Técnicas de captação.
6.1 - O trabalho dos Assistentes de Produção, Imagem e Som.
7.1 - Pitching: Storylines, Sinopses e Treatments.
7.2 - Pré-produção e preparação: O Dossier ? Primeiros contactos com personagens, sinopse, argumento, cronograma, repérage, equipa e previsão orçamental.
7.3 - Desenvolvimento: Investigação, reflexão, selecção, reunião de talentos.
7.4 - Folhas de Serviço.
7.5 - Dossier de Produção.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:

Assiduidade - 10%
Participação - 10%
Exercício#1 - 20%
Exercício#2 - 60%

Época Normal de Exame, Recurso, Época Especial e Estudantes Trabalhadores/as:

Exercício#1 - 35%
Exercício#2 - 65%

Bibliografia
- CHION, M. (1996). El Cine y sus Oficios. Madrid: Ediciones Catedra
- GROTTICELLI, M. (1996). American Cinematographer Video Manual. Los Angeles: American Cinematographer
- THOMPSON, R. (1993). Grannar of The Edit. Oxon UK: Focal Pres
- THOMPSON, R. (1998). Grannar of The Shot. Oxon UK: Focal Press

Método de Ensino
A. Aulas teóricas em sala de aula
B. Aulas práticas em sala de aula
C. Aulas práticas em campo

Software utilizado nas aulas
Final Cut Pro

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado