IPT Logotipo do IPT

Engenharia Mecânica

Máquinas Eléctricas

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 14312/2015 - 02/12/2015

5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 15,0 PL + 30,0 TP + 3,50 OT , Cód. 912325.

Docente(s)
- Francisco José Alexandre Nunes (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
A ênfase é colocada no estudo das máquinas elétricas em regime estacionário, nomeadamente no seu princípio de operação, na sua classificação, detalhes de construção, características de operação em condições de segurança para operador e equipamento, proteções, avarias e manutenção. Pretende-se também que os estudantes adquiram competências nas regras de selecção gerais, instalação, no ensaio, operação, manutenção, no seu uso como elementos de sistemas físicos mais complexos.

Programa
1 – Introdução aos sistemas elétricos.
• Sistemas elétricos de alimentação.
• Princípio da conversão eletromecânica de energia.
• Eletromagnetismo.
2 – Transformadores.
• Princípio de funcionamento e constituição.
• Esquema equivalente.
• Ensaios em vazio, em curto-circuito e em carga.
• Transformadores de potência monofásicos e trifásicos.
• Paralelo de transformadores.
• Perdas e rendimento.
• Transformadores de medida.
• Autotransformador.
3 – Máquinas assíncronas.
• Princípio de funcionamento e constituição.
• Campo magnético girante.
• Esquema equivalente.
• Ensaios típicos.
• Regimes de funcionamento, diagramas de operação, característica mecânica, arranque e regulação de velocidade.
• Perdas e rendimento.
• Máquina monofásica.
• Máquina trifásica linear.
• Esquemáticos.
4 – Máquinas síncronas.
• Princípio de funcionamento e constituição.
• Esquema equivalente.
• Ensaios típicos.
• Manobra do paralelo e operação em rede.
• Perda de sincronismo.
5 – Máquinas de corrente contínua (CC).
• Princípio de funcionamento e constituição.
• Equações de funcionamento e curvas características dos motores CC.
• Arranque, regulação de velocidade e inversão do sentido de rotação de motores CC.
• Motor universal.
• Operação como gerador.
6 – Proteções, avarias e manutenção de motores elétricos.

Metodologia de avaliação
Nota final:
NF = 0,5 x CT + 0,5 x CP

Componente teórica:
CT = TE ou EF

TE - 4 testes
EF - exame final

Componente prática:
CP - projeto de aplicação prática

Bibliografia
- Fitzgerald, A. e Kingsley JR, C. e D. Umans , S. (2013). Electric Machinery. New York, USA: McGraw-Hill
- Francisco, A. (2013). Motores Elétricos. Lisboa: ETEP - Edições Técnicas e Profissionais
- Matias, J. (2015). Máquinas Eléctricas Corrente Contínua. (Vol. 1). (pp. 1-192). Lisboa: Lisboa: Plátano Editora
- Matias, J. (2015). Máquinas Eléctricas de Corrente Alternada. (Vol. 1). (pp. 1-264). Lisboa: Lisboa: Plátano Editora
- Nunes, F. (0). Apresentações das aulas de Máquinas Elétricas. Acedido em 18 de setembro de 2023 em https://teams.microsoft.com/l/team/19%3aNSmiw6oVPz-xbt_j1br77XgvTOS_TTbUHO90SeZDDhs1%40thread.tacv2/conversations?groupId=ea2153eb-2dde-4fb7-a487-ef3ea84426c1&tenantId=21e90dfc-54f1-4b21-8f3b-7fb9798ed2e0

Método de Ensino
As metodologias de aprendizagem assentam no método expositivo dos conteúdos programáticos definidos, resolução de exercícios e em trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de projeto com componente prática laboratorial.

Software utilizado nas aulas
NA

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de dezembro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado