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Licenciatura em Comunicação Social

Introdução ao Marketing

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL + 4,50 OT

Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz

Pré-requisitos
N.A.

Objetivos
A. Conhecer os princípios fundamentais do Marketing como elemento essencial para a criação de valor, para a deteção e satisfação das necessidades do consumidor.
B. Compreender, reconhecer e, acima de tudo, ser capaz de definir as ações necessárias à concretização dos objetivos estratégicos e operacionais que são o objeto da Comunicação Empresarial.

Programa
1. Introdução
1.1. Conceito;
1.2. Do Marketing 1.0 ao Marketing 5.0.

2. Planeamento de Marketing
2.1. O processo de planeamento;
2.2. O planeamento das atividades de Marketing;
2.3. Etapas para a elaboração do plano de Marketing.

3. Comportamento do consumidor
3.1. O Marketing e o estudo do consumidor;
3.2. Processo de decisão de compra;
3.3. Estudos de Mercado.

4. Segmentação de mercado
4.1. Conceitos de segmentação e segmentos;
4.2. Critérios de segmentação: demográficos, psicográficos e comportamentais.

5. Políticas de Marketing
5.1. Política de Produto;
5.2. Política de Preço;
5.3. Política de Distribuição;
5.4. Política de Comunicação.

6. O Marketing e a Comunicação
6.1. Ferramentas de comunicação em Marketing;
6.2. Blended Marketing.

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência
A. trabalho de grupo escrito com apresentação oral (execução obrigatória) - 40% (60% trabalhoescrito + 40% apresentação oral)
B. Prova escrita (60%)
Nota final da UC = (Nota A x 40%)+(Nota B x 60%)
=/> 10 valores: dispensados de avaliação final (exc. se 1 nota for menor que 8).
Os trabalhos entregues fora do prazo estipulado serão avaliados com a classificação 0 (zero).
Os alunos com regimes especiais deverão contactar a docente até ao dia 13 de Novembro do corrente ano, para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
Exames (Normal, Recurso, Época Especial)
Nota Final do Exame = trabalho obrigatório A (40%) + Prova escrita (60%)
Para o Exame, em época normal ou de recurso, a nota é composta pela nota do trabalho obrigatório A (elaborado na avaliação periódica) e ainda pela realização da prova escrita. Caso o aluno não tenha entregue o trabalho no decurso do semestre deverá fazê-lo até 5 dias úteis antes da data da realização do exame em causa. Se, durante a avaliação contínua, a classificação do referido trabalho tiver sido inferior a 8 valores, o aluno deve proceder à sua reformulação, com entrega nos mesmos 5 dias úteis que antecedem a data do exame. A apresentação oral terá lugar na mesma data do exame.

Bibliografia
- PHILIP, K. (2000). Administração de Marketing. Lisboa: Prentice Hall
- VÁRIOS, . (2000). Strategor: estratégia, estrutura, decisão, identidade, política global de empresa.. Lisboa: Dom Quixote - Coleção Gestão & Inovação
- STAPLETON, J. (1994). Marketing. Lisboa: Editorial Presença
- Lindon, D. (2011). Mercator XXI. Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote
- Kotler, P. e Kartajaya, H. e Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0 - Tecnologia para a humanidade.. Lisboa: Actual

Método de Ensino
As mais atuais e reconhecidas correntes de Marketing aplicadas são lecionadas através do método expositivo em complementaridade com um conjunto de casos de estudo reais, nacionais ou internacionais, que evidenciam os conceitos teóricos ministrados.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint
Plataforma e-learning, Teams, Zoom e/ou outras que venham a ser adotadas.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
 

 


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