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Licenciatura em Comunicação Social

Semiótica

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 4,50 OT

Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
A-Apreender as tendências fundamentais e actuais da Semiótica;
- reconhecer a evolução dos conceitos de signo e de semiótica; as discussões, autores e entendimentos;
- adquirir conhecimentos sobre o constructo teorético da Semiótica e os fundamentos das duas correntes;
B- Entender o mundo recorrendo aos conhecimentos que através da Semiótica facultam a sua interpretação.
- Adquirir conhecimentos sobre alguns aspetos das teorias semióticas: de Peirce; de Greimas e
da semiótica da narrativa de Barthes
C- Dominar os instrumentos analíticos fundamentados nas propostas de análise dos autores.

Programa
I- Introdução: conceitos gerais
1. Tradição Semiótica;
1.1. os contributos para a discussão semiótica
2.signo significado e significação;
3. significação versus comunicação.
II- As correntes da semiótica:
1. Peirce- as tricotomias peirceanas
2. Greimas: o quadrado semiótico
3. Barthes e Eco: a ´fusão' semiótica
III- Semiótica da narrativa
- a análise semiótica da narrativa (Barthes)
IV- Semiótica da imagem
-a analise semiótica da imagem ( Peirce, Greimas, Barthes e Eco)
- Práticas de análise do objeto semiótico fundamentada na interrelação das teorias estudadas

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência (Contínua e cumulativa):
- Prova escrita (40%) - nota mínima 8 valores
- Trabalho de análise do objeto (35%) nota mínima 10 valores
- Trabalhos realizados nas horas de contacto (25%)
- Média ponderada. - a falta de um elemento de avaliação conduz ao exame final

Avaliação final:
- Exame escrito 100%
(O exame é constituído por uma parte teórica e outra de análise semiótica de um objeto).
-A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em avaliação por frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia
- Eco, U. (2004). O Signo. Lisboa: Editorial Presença
- Eco, U. (2004). Os Limites da Interpretação. Lisboa: Difel
- BARTHES, R. (1989). Elementos de Semiologia. Lisboa: Edições 70
- Carmelo, L. (2003). Semiótica, uma introdução.. Lisboa: Europa-América, edição universitária

Método de Ensino
a)Aulas teóricas expositivas consubstanciadas nas teorias fundamentais;
b) Aulas teórico/praticas de aplicação de matéria com incidência na análise de diversos objetos.

Software utilizado nas aulas

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
 

 


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