IPT Logotipo do IPT

Licenciatura em Comunicação Social

Problemáticas Contemporâneas

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

4.5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 15,0 TP + 3,0 OT

Docente(s)
- Ana Cláudia Leal Marques Pires da Silva Mendes Pinto

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
O principal objectivo desta unidade curricular é fornecer uma visão global e integrada das problemáticas contemporâneas na nossa sociedade. Assim, pretende-se promover uma consciência e reflexão crítica dos alunos sobre as sociedades contemporâneas, bem como desenvolver a perspectiva da diversidade e heterogeneidade social. Neste sentido, constitui também um objectivo desta unidade curricular o desenvolvimento de instrumentos conceptuais de leitura e análise critica da realidade social.
Os estudantes devem ser capazes de:
a) Identificar e interpretar os principais problemas que atualmente se colocam em termos de desenvolvimento social, económico, político, ambiental e mediático;
b) Consultar fontes de dados estatísticos e bibliográficos para obter informações relevantes à abordagem de cada problema;
c) Expor, oralmente e através de reflexão escrita, ideias relacionadas com as Problemáticas Contemporâneas.

Programa
1. Introdução às Problemáticas Contemporâneas
1.1. Principais tendências de transformação das sociedades contemporâneas
1.2. O que pensam os Millenials e os GenZs
2. Problemáticas ambientais
2.1. Problemas ambientais e territoriais - a emergência de uma nova preocupação social
2.2. Consciência individual e coletiva
3. Problemáticas sociais
3.1. Desigualdades sociais - algumas dimensões
3.2. Problemas demográficos contemporâneos
4. Problemáticas políticas
4.1. Eleições e Sistemas Eleitorais
4.2. Populismos e Extremismo
4.3. Guerras e Conflitos
5. Problemáticas económicas
5.1. A globalização: problemas e perspetivas;
5.2. Mercado Imobiliário
5.3. A crise da zona euro
5.4. O desemprego
5.5. Pensões: a segurança de rendimento na reforma e o financiamento.
5.6. Pobreza e fome
5.7. Inovação e Tecnologia
6. Papel da Comunicação Social nas diferentes temáticas
6.1. Orgãos comunicação social
6.2. Redes sociais
6.3. Fakenews e Factcheck
7. Apresentação Oral e discussão das diferentes temáticas selecionadas

Metodologia de avaliação
– Avaliação por Frequência:

Os alunos serão avaliados através de três elementos:

1 – Apresentação e elaboração de um PodCast de 10 minutos sobre o tema atribuído ao grupo(40%)
2 - Individualmente cada aluno tem de preparar 2 questões para serem colocadas no dia do debate, suscitando o mesmo(10%).

3 – Cada grupo tem de elaborar um relatório com análise crítica sobre cada temática debatida em aula – 50%

A classificação final resulta da média ponderada de todos os elementos de avaliação.

Serão admitidos a exame os alunos que não apresentem um dos momentos de avaliação atrás descritos.
Só serão admitidos a avaliação por frequência, os alunos que assistam a 2/3 do número total de aulas lecionadas. Caso não cumpram este requisito, serão automaticamente admitidos a exame.

Avaliação por Exame (Normal, Recurso e época espcial):
• Prova escrita – 100%
A prova escrita integra toda a matéria lecionada ao longo do semestre. Classificação mínima para aprovação: 10 valores.

Bibliografia
- GIDDENS, A. (2001). O Mundo na Era da Globalização. Lisboa: Ed. Presença
- Finchelstein, F. (2019). Do Fascismo ao Populismo na História. Lisboa: Edições 70
- RODRIK, D. (0). The Globalization Paradox: Democracy and the Future of World Economy. Acedido em 4 de outubro de 2021 em https://drodrik.scholar.harvard.edu/publications/globalization-paradox-democracy-and-future-world-economy
- European Commission, . (0). Commission Communication - The demographic future of Europe – From challenge to opportunity. Acedido em 4 de setembro de 2022 em https://op.europa.eu/pt/publication-detail/-/publication/eec46e9d-b108-489e-9d65-b0e216428094/language-ro

Método de Ensino
As aulas serão teórico-práticas, compreendendo a exposição das temáticas, acompanhadas de trabalhos de carácter prático/exploratório com recurso a suportes audiovisuais, elaboração podcast, relatórios, ensaios, notícias e outras fontes de informação.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos