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Licenciatura em Comunicação Social

Atelier I

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

7 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 30,0 TP + 5,50 OT

Docente(s)
- Andreia Maria Alves de Almeida
- Carla Dias Marques da Cruz

Pré-requisitos
N.A.

Objetivos
A. Iniciar a compreensão do aluno em relação às funções de um profissional de Comunicação
Empresarial na primeira instância da sua profissão;
B. Introduzir a metodologia de pesquisa, análise e tratamento de informação;
C. Desenvolver competências na elaboração e apresentação de relatórios e documentos analíticos.
D. Aplicar a linguagem corporativa diretamente ligada à área de estudo.
E. Promover a Comunicação e ética profissional em situações de trabalho.

Programa
Módulos A e B:

1. Comunicação oral.
a.Análise e discussão crítica de notícias de meios de comunicação social especializados a nível nacional e internacional.

2. Normas e Formatação de Trabalhos.
a.Comunicação escrita vs comunicação oral, na elaboração e apresentação de trabalhos e projetos.
b.Técnicas de defesa e apresentação oral de trabalhos e projetos.

3. Bases de Dados
a.Métodos de organização da base de dados.
b.Identificação de técnicas de organização e utilização de bases de dados em formato Excel.

4. Público-alvo e segmentação de mercado.
a.Pesquisa, análise e caracterização dos principais grupos geracionais;
b.Aplicação dos principais critérios de segmentação de mercado;
c.Personas.

5. Tabelas de Publicidade
a.Principais formatos publicitários nos diferentes meios de comunicação.
b.Pesquisa das tabelas comerciais de publicidade dos principais suportes de comunicação.
c.Orçamentação de um plano de meios.

6. Redes Sociais:
a.características e principais formas de comunicação online:
b.Características das principais redes sociais
c.Os seus públicos
d.Formas de Comunicação das principais redes sociais

7.Respostas a desafios de clientes e casos reais.

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência
Mód. A – 67% nota final.
Mód. B - 33% nota Final.
Composição da nota (Mód. A e B):
Participação 20%
Trabalhos:
Escritos 40%
Práticos 40%
Para obter aprovação na unidade curricular:
O aluno tem que ter nota mínima igual ou superior a 10 valores resultante da média ponderada dos módulos A e B.
Caso o aluno não cumpra os prazos estipulados ou obtenha uma classificação inferior a 8 (oito) valores em qualquer dos momentos de avaliação, será admitido para avaliação em época de exame.
O aluno deve estar presente em um mínimo de 2/3 das sessões, caso contrário é admitido a exame.
Os alunos com regimes especiais deverão contactar as docentes até ao dia 19 de Outubro para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
Exames (Normal, Recurso, Época Especial):
Nota Mód. A e B: Nota I x50% + Nota II x50%, sendo:
I. O aluno deve apresentar 80% dos trabalhos obrigatórios nas datas definidas em avaliação contínua;
II. realização de prova cujo enunciado deverá ser solicitado pelo aluno ao secretariado do curso 5 dias antes da data do exame. O aluno deverá enviar o trabalho escrito até 2 dias antes da sua realização para o correio eletrónico institucional de ambas as docentes e realizar a sua apresentação oral no dia do mesmo.

Bibliografia
- Kotler, P. e Setiawan, I. e Kartajaya, H. (2012). Marketing 4.0 ­Mudança do tradicional para o digital. Lisboa: Actual Editora
- Galvão, J. e Adas, E. e Ferreira, A. (2014). Super Apresentações. (Vol. 1). Lisboa: Top Books
- Lindon, D. e Lendrevie, J. e Lévy, J. e Dionísio, P. e Vicente, J. (2009). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote
- Isidoro, A. e Saldanha, D. e Simões, J. e Caetano, S. (2013). Manual de Organização e Gestão de Eventos. Lisboa: Sílabo

Método de Ensino
Unidade curricular com cariz eminentemente prático. Metodologias expositiva e ativa através da recriação do ambiente laboral em contexto de sala de aula com diferentes projetos e tarefas a serem solicitadas, desenvolvidas e operacionalizadas.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint, plataformas de e-learning, Teams e outras que possam justificar-se necessárias.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
 

 


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