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Licenciatura em Comunicação Social

[CEM] Estratégias de Marketing

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT

Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz

Pré-requisitos
N.A.

Objetivos
Esta unidade curricular visa aprofundar os conhecimentos lecionados em Introdução ao Marketing numa perspetiva de aprendizagem e aplicação das metodologias do planeamento de Marketing, da análise de cenários, do estudo das opções estratégicas e da tomada de decisão em função dos objetivos pretendidos.
Ao final do semestre o aluno deverá estar capacitado para:
A. Compreender o papel do Marketing nas Organizações e o respectivo contributo para a sociedade em geral.
B. Pesquisar e analisar dados de forma pragmática com vista a definir cenários e tomar decisões de Marketing de curto, médio e longo prazo.
C. Caracterizar a procura, os mercados e as necessidades do consumidor enquanto pilares da criação da proposta de valor.
D. Conhecer as estratégias de Marketing desenvolvidas por reconhecidos autores da área de forma.
E. Identificar os diferentes tipos de Marketing.

Programa
1. Marketing e a criação de valor.
1.1. Conceitos centrais.
1..2. Dimensões do Marketing.
1.3. Papéis do Marketing nas Organizações.
1.4. Planeamento estratégico e Planeamento Operacional de Marketing.

2. Pesquisa e análise em Marketing.
2.1. Análise e diagnóstico da situação.
2.2. Análise SWOT e Análise PESTAL.
2.3. Modelo das Cinco Forças de Porter.
2.4. Matriz BCG.

3. Marketing e consumo.
3.1. Tipos de Procura.
3.2. Tipos de Mercados.
3.3. Tipos de Necessidades dos clientes.

4. Estratégias de Marketing .
4.1. Estratégias Competitivas de Marketing.
4.2. Estratégias de Preços.
4.3. Estratégias para o ciclo de vida dos Produtos.
4.4. Estratégias de Promoção.
4.5. Estratégias de Marca.

5. Tipos de Marketing.

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência
A. trabalho de grupo com apresentação oral (execução obrigatória) - 35%
B. Trabalho individual com apresentação oral (execução obrigatória) – 35%
C. Prova escrita - 30%
Nota final da UC = (Nota A x 35%)+(Nota B x 35%)+(Nota C x 30%)
=/> 10 valores: dispensados de avaliação final (exc. se 1 nota for menor que 8).
Os trabalhos entregues fora do prazo estipulado serão avaliados com a classificação 0 (zero).
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante deverão contactar a docente até ao dia 20 de Outubro do corrente ano, para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.


Exames (Normal, Recurso e Época Especial)
Nota Final do Exame = Prova escrita (100%)
Aproveitamento da UC com nota igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia
- Denis, L. e Lendrevie, J. e Lévy, J. e Dionísio, P. e V. Rodrigues, J. (2009). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing. Portugal: Dom Quixote
- Kotler, P. e Armstrong, G. (1993). Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil
- Pires, A. (1991). Marketing Conceitos, técnicas e problemas de gestão. Lisboa: Verbo
- Kotler, P. e Kartajaya, H. e Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0. Portugal: Actual Editora

Método de Ensino
Aulas de natureza teóricas assim como de práticas laboratoriais acompanhadas por uma forte componente prática, seja pelo recurso a exemplos reais, seja pela realização de exercícios ou pequenos trabalhos de campo a desenvolver pelos alunos.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint.
Plataforma e-learning.
Plataforma Teams.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
 

 


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