IPT Logotipo do IPT

Licenciatura em Comunicação Social

Comunicação Interna

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT

Docente(s)
- Ana Andreia Alves Garcia

Pré-requisitos

Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivos:
A – Compreender o papel e o funcionamento da comunicação interna, nas várias organizações.
B – Refletir sobre a importância da comunicação com os colaboradores para as organizações.
C – Reconhecer as principais tendências na área da comunicação com colaboradores/interna.
D – Conceber suportes de comunicação interna adequados aos diferentes públicos.
E – Adquirir competências para a elaboração de um plano de comunicação interna.

Programa
1.Introdução ao conceito, Comunicação Interna
a. O que é a Comunicação Interna
b. Articulação com outras disciplinas (e.g. Recursos Humanos; Marketing; Assessoria de Imprensa).
c. Impacto externo da Comunicação Interna
d. Comunicação interna e responsabilidade social corporativa

2.Recursos humanos, motivação e expetativas
a. O papel dos profissionais de Recursos Humanos
b. Os vários níveis dos Recursos Humanos, dentro de um plano de Comunicação Interna [Vários públicos, numa só instituição]
c. Análise comportamental DISC
d. O papel da Felicidade Corporativa

3.Comunicação Relacional, análise, desenvolvimento e funcionamento de redes internas
a. Intranet
b. Rede Social colaborativa
c. Networking – O papel do Linkedin
d. Team Bulding
e. Análise de estudos de caso

4.Suportes de Comunicação Interna e sua gestão
a. Funções, objetivos e suportes de comunicação interna: Manual do Colaborador; Newsletter; Reuniões presenciais; videoconferências; Caixa de sugestões; Quadro de Avisos; podcast; Jornal interno; Televisão interna, Relatórios, entre outros.
b. Análise de suportes de comunicação interna

5. Planos de Comunicação Interna
a. Análise/auditoria
b. Planificação (Objetivos, Públicos e Mensagens)
c. Implementação
d. Avaliação

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
20% | Participação (Organização de 1 evento de team bulding para todos os alunos da turma; Elaboração de um guia de boas práticas de comunicação interna; elaboração de um manual de acolhimento).
40% | Trabalho Individual – Elaboração de um suporte de comunicação interna + Trabalho explicativo (escrito) sobre a sua importância (até 10 páginas) e Apresentação em Aula
40% | Trabalho de Grupo – Elaboração de um Plano de Comunicação Interna e Apresentação na Aula.
Se o/a aluno/a tiver classificação inferior a 8 em qualquer um dos momentos de avaliação é admitido a exame.
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante deverão contactar a docente até ao dia 17 de Outubro do corrente ano, para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.

Exame (Normal, Recurso, Ép. Especial):
100% | Teste Escrito
O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).

Bibliografia
- Bridger, E. (2022). Employee engagement. A Practical Introduction. . NY: 3ª ed. Kogan Page Publishers.
- Barton, P. (2016). Maximizing Internal Communication. Strategies to turn heads, win hearts, engage employees and get results. . NY: 1ªEd. Aviva Publishers.
- Broom, G. e Sha, B. (2013). Cutlip and Centers Effective Public Relations. . N Jersey. : Prentice Hall.
- Dalhman, S. e Heide, M. (2021). Strategic Internal Communication. NY: Routledge

Método de Ensino
A aprendizagem teórica é complementada pela análise prática de casos reais, permitindo uma aprendizagem mais vocacionada para o mercado atual e novas tendências.
“Aprender a fazer”, desenvolvimento e implementação de ações de comunicação Interna.

Software utilizado nas aulas

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos