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Licenciatura em Comunicação Social

[J] Fotojornalismo

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT

Docente(s)
- António Martiniano Ventura
- Hália Filipa da Costa Santos

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Compreender a Fotografia enquanto processo complexo, capaz de produzir registos visuais fidedignos de uma determinada realidade.
Compreender o processo fotográfico e o modo como a Fotografia constrói um determinado significado, a partir de uma realidade representada.
Adquirir competências operacionais no domínio do processo fotográfico e das suas diversas componentes, operacionais e conceptuais, de modo a compreender e dominar a capacidade da fotografia para se constituir como documento ou facto jornalístico.
Conhecer as opções editoriais e estéticas de diferentes publicações jornalísticas em termos de fotojornalismo e identificar profissionais com diferentes percursos que marcam o panorama nacional.

Programa
Módulo 1
1 - A Fotografia como um processo complexo, e as suas zonas de interesse: o Objecto, a Câmara e o Registo;
2 - A luz e o Objeto: técnicas básicas de iluminação em fotografia;
3 - A formação da imagem: ponto de vista, enquadramento, controle da exposição, foco e nitidez;
4 - A geometria da imagem: ponto de vista e distância focal;
5 - A imagem fotográfica: imagem técnica ou artesanal?
6 – O valor documental da Fotografia e processos de significação;
7 - Fotografia e comunicação;
8 - Fotografia e narrativa.
Módulo 2
1 - O Fotojornalismo como componente da Informação: o papel da imagem como nas publicações impressas e digitais;
2 - A Fotografia em diferentes funções do Jornalismo: informar ou não, ter ou não ter preocupações estéticas;
3 - A Fotografia em diferentes publicações: as opções feitas em termos de imagem em títulos com opções editoriais específicas;
4 - A Fotografia de diferentes repórteres fotográficos: a valorização do trabalho de autor.

Metodologia de avaliação
Frequência (Mód 1:Cont; Mód 2:Per)
- Mód1: Relatórios técnicos individuais (30%) Dado que as características desta UC exigem uma participação activa do estudante, será apropriado que a avaliação da aprendizagem seja feita de modo contínuo. Assim, para cada um dos Projectos Experimentais propostos, desenvolvidos colectivamente ao longo das aulas, será solicitado um relatório técnico individual.
- Mód2: Análise do trabalho de um repórter fotográfico (10%) - Análise com apresentação oral focando aspetos como as especificidades do trabalho e o contributo para mostrar a relevância da Fotografia no Jornalismo.
- Móds 1 e 2: Fotoreportagem (trabalho obrigatório) (60%)
A não apresentação deste trabalho em Frequência implica a admissão a Exame, conforme o previsto no ponto 2 do artº11 do Regulamento Académico.

Exame: Normal, Recurso e Especial
Módulo 1
- Prova escrita (37%)
- Apresentação dos relatórios individuais relativos ao acompanhamento dos Projectos Experimentais desenvolvidos nas aulas e submetidos para avaliação em época Normal, não sendo, por isso, aceites relatórios produzidos depois do último dia de aulas. (30%)
Módulo 2 - Produção de reportagem fotográfica (submetida via Moodle até uma semana antes da data do Exame e apresentada no dia do Exame). (33%)

NOTA: Os TE que não possam acompanhar as aulas devem contactar os docentes no início do semestre.

Bibliografia
- Martins, C. (1995). Fotoperiodismo: Formas y. Madrid: Síntesis
- Martin, K. (2002). Fotojornalismo - Guia Profissional. (Vol. 1). Lisboa: Dina Livro
- Ardila, D. (2006). Fotoperiodismo Y Edición. (Vol. 1). Madrid: Universitas
- Mendonça, L. (2020). A História da Fotografia - Ao encontro das imagens. (Vol. 1). Lisboa: Edições Colibri
- Torre, M. (0). Fotojornalismo em Portugal: o olhar dos profissionais face ao conteúdo publicado na internet por parte dos fotógrafos amadores. Acedido em 5 de março de 2022 em https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/8268/1/dissert_am_marina%20torre_8997.pdf

Método de Ensino
Aulas expositivas, de pesquisa e de análise.
No Módulo 1 será desenvolvido um conjunto de projectos experimentais coerentes que, devidamente sequenciados e relacionados, irão permitir, no seu desenvolvimento em aula prática, aprender fazendo.

Software utilizado nas aulas

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
 

 


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