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Ano Letivo: 2021/22

Comunicação Social

Atelier I

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7 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 30,0 TP + 5,50 OT , Cód. 905477.

Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
O Atelier de Comunicação I é o primeiro de um conjunto de três Ateliers de Comunicação Empresarial.
Este primeiro tem como objetivo principal:
A. iniciar a compreensão do aluno em relação às funções de um profissional de Comunicação Empresarial na primeira instância da sua profissão;
B. Introduzir a metodologia de pesquisa, análise e tratamento de informação;
C. Desenvolver competências na elaboração e apresentação de relatórios e documentos analíticos.

Programa
Módulos A e B:

1. Comunicação oral.
a. Análise e discussão crítica de notícias de meios de comunicação social especializados a nível nacional e internacional.
2. Elucidação de linguagem corporativa diretamente ligada à área de estudo.
a. Descodificação e familiarização da terminologia específica à área da Comunicação Empresarial – de acordo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 8 – Trabalho Digno e crescimento Económico e número 10 – reduzir as desigualdades.
3. Comunicação e ética profissional, em situações de trabalho.
4. Normas e Formatação de Trabalhos.
a. A comunicação escrita vs comunicação oral, na elaboração e apresentação de trabalhos e projetos.
b. Técnicas de defesa e apresentação oral de trabalhos e projetos – de acordo com o ODS número 10 – reduzir as desigualdades.
5. Criação de uma Base de Dados
a. Métodos de organização da base de dados.
b. Identificação de técnicas de organização e utilização de bases de dados, em Excel
6. Público-alvo e segmentação de mercado.
a. Pesquisa, análise e caracterização dos principais grupos geracionais;
b. Aplicação dos principais critérios de segmentação de mercado;
c. Personas.
7. Capacitar para a identificação de clipping, e análise do mesmo
a. O clipping como ferramenta de análise estratégica, para comunicação interna e externa
b. Identificar as plataformas de clipping, organização e análise qualitativa e quantitativa do mesmo
c. Como realizar relatórios de clipping, e identificar mensagens-chave nesta ferramenta.
8. Estudo de Casos Reais
a. Caracterização demográfica e psicográfica, quantitativa e qualitativa, de segmentos tipificados e respetiva aplicação a casos reais.
9. Orçamentação publicitária.
a. características técnicas para pedidos de orçamentos audiovisuais, fotográficos e gráficos.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua
Mód. A - Carla Cruz– 50% nota final.
Mód. B - Andreia Almeida– 50% nota Final.
Composição da nota (Mód. A e B):
Participação 20%
Trabalhos:
Escritos 40%
Práticos 40%
Para obter aprovação na unidade curricular:
O aluno tem que ter nota mínima igual ou superior a 10 valores resultante da média ponderada dos módulos A e B.
Caso o aluno não cumpra os prazos estipulados ou obtenha uma classificação inferior a 8 (oito) valores em qualquer dos momentos de avaliação, será admitido para avaliação em época de exame.
O aluno deve estar presente em um mínimo de 2/3 das sessões, caso contrário é admitido a exame.
Os alunos com regimes especiais deverão contactar as docentes até ao dia 16 de Outubro para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
Ex. Normal e de Recurso:
Nota Mód. A e B: Nota Ix75% + Nota IIx25%, sendo:
I. O aluno deve apresentar 80% dos trabalhos obrigatórios nas datas definidas em avaliação contínua;
II. realização de prova cujo enunciado deverá ser solicitado pelo aluno ao secretariado do curso com a antecedência de 5 dias antes da data do exame. O aluno deverá enviar o trabalho escrito até 2 dias úteis antes da sua realização para o correio eletrónico institucional de ambas as docentes e realizar a sua apresentação oral no dia do mesmo.

Bibliografia
- Galvão, J. e Adas, E. e Ferreira, A. (2014). Super Apresentações. (Vol. 1). Lisboa: Top Books
- Isidoro, A. e Saldanha, D. e Simões, J. e Caetano, S. (2013). Manual de Organização e Gestão de Eventos. Lisboa: Sílabo
- Kotler, P. e Setiawan, I. e Kartajaya, H. (2012). Marketing 4.0 ­Mudança do tradicional para o digital. Lisboa: Actual Editora
- Lindon, D. e Lendrevie, J. e Lévy, J. e Dionísio, P. e Vicente, J. (2009). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote

Método de Ensino
Unidade curricular com cariz eminentemente prático. Metodologias expositiva e ativa através da recriação do ambiente laboral em contexto de sala de aula com diferentes projetos e tarefas a serem solicitadas, desenvolvidas e operacionalizadas.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint, plataformas de e-learning Moodle, Teams e outras que possam justificar-se necessárias.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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