IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Comunicação Social

Comunicação Interna

<< voltar ao Plano Curricular

5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 9054715.

Docente(s)
- António Francisco Afonso Fraqueiro (1)
- Célia Maria Ramos Serra Reis Barroso (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
não aplicável

Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivos:
A – Compreender o funcionamento da comunicação interna, nas várias organizações
B – Adquirir valência, de plano de comunicação interna, para os diferentes tipos de Públicos-alvo internos
C – Apreender o impacto externo da Comunicação Interna

Programa
1.Introdução ao conceito, Comunicação Interna
a.O que é a Comunicação Interna
b.Comportamento, desenvolvimento social e cultura organizacional

2.Recursos humanos, motivação e expetativas. | De acordo com o ODS 8 - Trabalho digno e crescimento económico.
a.Diferentes níveis de organizações
b.O papel dos profissionais de Recursos Humanos
c.Os vários níveis dos Recursos Humanos, dentro de um plano de Comunicação Interna [Vários públicos-alvo, numa só instituição]

3.Objetivos, e dinamização das políticas de Comunicação Interna.
a.Quais os objetivos principais e como os alcançar
b.Várias estratégias, tendo em conta os Públicos-Alvo

4.Comunicação Relacional, análise, desenvolvimento e funcionamento de redes internas
a.Endomarketing
b.Intranet

5.Suportes de Comunicação Interna e sua gestão
a.Os suportes que existem – tendo em conta a dimensão da organização
b.Direcionar os suportes, para os vários Públicos-alvo internos
c.Como gerir os vários Públicos-Alvo
d.Como gerir as várias ações de Comunicação Interna

6. Planos de Comunicação Interna
a.Análise
b.Objetivos
c.Estratégia
d.Ferramentas de Comunicação Interna

Metodologia de avaliação
Frequência:
15% | Participação
35% | Trabalho de grupo.
50% | Teste escrito, em data de frequência. Para aprovação da Unidade Curricular, é necessário que a avaliação do Teste escrito seja igual ou superior a 08 valores.

Exame:
100% | Teste Escrito
O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).

Exame Recurso:
100% | Teste Escrito
O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).

Bibliografia
- Barton, P. (2016). Maximizing Internal Communication. Strategies to turn heads, win hearts, engage employees and get results. . NY: 1ªEd. Aviva Publishers.
- Bridger, E. (2022). Employee engagement. A Practical Introduction. . NY: 3ª ed. Kogan Page Publishers.
- Broom, G. e Sha, B. (2013). Cutlip and Centers Effective Public Relations. . N Jersey. : Prentice Hall.
- Dalhman, S. e Heide, M. (2021). Strategic Internal Communication. NY: Routledge

Método de Ensino
A aprendizagem teórica é complementada pela análise prática de casos reais, permitindo uma aprendizagem mais vocacionada para o mercado atual e novas tendências.
“Aprender a fazer”, desenvolvimento e implementação de ações de comunicação Interna.

Software utilizado nas aulas
não aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado