IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Produção de Atividades para o Turismo Cultural

Roteiros Turísticos

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso nº 619/2016 - 21/01/2016 - retificação

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 611813.

Docente(s)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica.

Objetivos
Os estudantes nesta unidade curricular devem atingir os seguintes objetivos:
- Identificar e caraterizar circuitos, itinerários e roteiros.
- Selecionar e recolher informação relevante para integrar na elaboração dos roteiros.
- Aplicar ferramentas essenciais para a planificação, desenvolvimento e concretização de roteiros
turísticos.
- Demonstrar conhecimentos para a compreensão de problemáticas relacionadas com roteiros
turísticos existentes a nível nacional e a nível internacional.
- Conhecer e utilizar de forma adequada diferentes meios de comunicação e estratégias de
divulgação.
- Recolher e interpretar dados em contexto de trabalho de campo, assim como aplicar estratégias
de orientação geográfica no terreno.
ODS: nº 3 (Saúde de Qualidade), de acordo com Agenda 2030 para o Desenvolvimento
Sustentável, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, setembro de 2015).

Programa
1. Roteiros, Itinerários e Circuitos turísticos.
1.1. Definições e exemplos.
2. Território turístico: o espaço turístico e a paisagem turística.
2.1. Paisagens culturais e naturais e os produtos turísticos
2.2. Roteiros Turísticos do Património Mundial
3. Organização de roteiros: metodologias e elaboração
3.1. Roteiros temáticos
3.2. Processos de organização de atividades
3.3. Tipologia de roteiros e metodologias de aplicação prática
4.Produtos e estratégias de divulgação
4.1. Identificação, seleção e organização da informação
4.2 Comunicação turística
5. Estratégias de orientação no terreno (espaços urbano e rural)
5.1. Utilização de ferramentas de orientação e sistemas de localização geográfica (ex. bússola
digital, Google Maps)
6. Aplicação prática.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua. Componente Teórica: prova escrita (50%) e Componente Prática: trabalho
prático (50%).
O trabalho prático é obrigatório para concretização dos 50% (parte prática), em todas as épocas
de avaliação (frequência, exame, exame de recurso). A classificação do trabalho prático não
pode se inferior a 8 valores).
No exame final, a nota mínima é de 10 valores, sendo que a média da unidade curricular incluirá
a classificação final da componente prática.

Bibliografia
- Chimenti, , S. e Tavares, A. (2020). Roteiro turístico: É assim que se faz. (pp. 1-240). São Paulo: Editora Senac
(2007). Contemporary Tourism: An International Approach. Oxford: Butterworth-Heinemann
(2013). Roteiros Turi­sticos do Patrimonio Mundial (Vols. 1-3). Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda
(2015). Desarrollo y aplicacion de un modelo para el diseno de rutas turisticas personalizadas. Madrid: Editorial Sintesis

Método de Ensino
As aulas teóricas servirão para lecionar conteúdos concetuais que permitam, nas aulas
teórico-práticas, facilitar a realização da aplicação prática, através da elaboração e realização de
Roteiros Turísticos.

Software utilizado nas aulas
Moodle
Zoom
Microsoft Teams
Microsoft Forms
Microsoft Sway
Publisher
Google Maps
Google Play

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de março de 2021

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado