IPT Logotipo do IPT

Marketing Digital

Desenvolvimento de Produtos Digitais

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 605918.

Docente(s)
- Joana Leiria Cabral Ferreira (2)
- Anabela da Cruz Pereira (2)
- José António Ribeiro Mendes (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
1.Os alunos devem compreender bem o que é um produto desde a sua conceção, suas características e o seu ciclo de vida nas diversas fases até à reciclagem. A digitalização do produto é fundamental utilizando os formatos texto, som, fotografia, vídeo, 3d, 4d, eventualmente com realidade virtual e realidade aumentada.
2.Conhecer aplicações existentes no mercado, gratuitas ou não, para gerir o ciclo de vida do produto (PLMs- Product LifeCycle Management). Ainda, conhecer bem as atividades que podem ser desenvolvidas com estas aplicações.
3.Entender que hoje a tendência do negócio é para ser feito em plataformas de comércio eletrónico e conhecer a existência de atos europeus de mercado e de serviços, regulamentos e exemplos de plataformas.
4.Analisar o Negócio Inteligente como o novo paradigma para a gestão do produto - estratégica e operacional, de venda e de distribuição.
5.Experimentar ferramentas de Marketing Digital na internet e nas redes sociais para promover uma Campanha de Marketing de um produto digital

Programa
1.Conceito de produto. Ciclo de vida de um produto: da sua conceção e criação, lançamento no mercado, crescimento de vendas, maturidade de vendas, declínio e reciclagem. Digitalizar o produto utilizando vários formatos texto, som, fotografia, vídeo, 3d, 4d, eventualmente com realidade virtual e realidade aumentada.
2.Conhecer aplicações existentes no mercado, gratuitas ou não, para gerir o ciclo de vida do produto (PLMs- Product LifeCycle Management); SAP, Siemens, Oracle, etc. Aplicações conectadas com a internet, em plataformas digitais que suportem o produto como "gémeo digital", a internet das coisas (IoT-Internet of Things), a aprendizagem e análises avançadas de dados preferencialmente armazenados na cloud. Ainda, conhecer bem as atividades que podem ser desenvolvidas com estas aplicações.
3.Entender que hoje a tendência do negócio é para ser feito em plataformas de comércio eletrónico e conhecer a existência de atos europeus de mercado e de serviços, regulamentos e exemplos de plataformas. Exemplos de contacto com o Booking e o AirBnb (também do lado do proprietário do produto) a Amazon.
4.Analisar o Negócio Inteligente como o novo paradigma para a gestão do produto - estratégica e operacional, de venda e de distribuição. Contactar com exemplos práticos.
5.Experimentar ferramentas de Marketing Digital na internet e nas redes sociais para promover uma Campanha de Marketing de um produto digital na Google (Pesquisa e Youtube), na Meta (Facebook e Instagram) e no TikTok. Criar um Produto e fazer uma Campanha.

Metodologia de avaliação

Bibliografia

Método de Ensino
Aulas expositivas e aulas práticas.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado