IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Gestão Comercial e Vendas

Atelier de Criatividade e Empreendedorismo

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12803/2021 - 29/12/2021

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 42,0 TP + 14,0 OT , Cód. 600233.

Docente(s)
- Ana Isabel Gaspar Pacheco (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
O objetivo da disciplina é promover a aprendizagem através da experiência prática, ajudando à criação de um potencial negócio cujo projeto deverá ter início na ideia de negócio, passando pela elaboração de um Plano de Negócios e a avaliação das condições de implementação da atividade.

Programa
1. Conceitos de empreendedorismo
1.1. A visão histórica de empreendedorismo
1.2. A importância do empreendedorismo no desenvolvimento económico e social
2. Processo Empreendedor
2.1. Atitudes e competências empreendedoras
2.2. Gestão de ideias e identificação de oportunidades
2.3. Desafios e constrangimentos dos pequenos negócios
2.4. Caracterização do espírito empreendedor em Portugal
2.5. Empresa familiar
2.6. Inovação e tecnologia e oportunidades de negócio
3. Metodologias para a escolha do projeto
3.1. Análise do potencial do promotor e da ideia
3.2. Condicionantes externas
3.3. As formas de iniciar a atividade
3.4. Competências internas necessárias
3.5. Pesquisa de mercados
3.6. Critérios de análise de oportunidades de negócios
4. Elaboração de um plano de negócios
4.1. A importância do plano de negócios
4.2. Escolha da forma jurídica e atividade
4.3. Estratégia de marketing
4.4. A formalização do plano de negócios
5. Financiamento do projeto
5.1. Planeamento financeiro e fontes de financiamento
5.2. Instituições públicas, análise da legislação em vigor
5.3. Instituições financeiras
6. Como criar a sua empresa
6.1. Instituições e documentação necessárias à constituição da empresa
6.2. A equipa empresarial
6.3. O pacto social
6.4. O início de atividade
7. Sucesso/insucesso empresarial

Metodologia de avaliação
A avaliação é efetuada por meio da entrega de um trabalho final e a sua discussão, efetuada no período de avaliação contínua (100%). Os alunos com classificação inferior a 10 valores na avaliação contínua são admitidos a exame, no período indicado no calendário escolar. Avaliação de exame é feita pela entrega de um trabalho (100%). Os alunos com classificação inferior a 10 valores reprovam.

Bibliografia
- Bateman, T. e Snell, S. (2007). Management - Hill Leading & Collaborating in a Competitive World. England: McGraw-Hill International Edition
- Drucker , P. (1989). Inovação e Gestão. Uma nova concepção de estratégia de empresa. . Lisboa: Editorial Presença

Método de Ensino
A disciplina é lecionada recorrendo a aulas teórico-práticas, em que será apresentada e discutida a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica, bem como serão discutidos os projetos dos alunos.

Software utilizado nas aulas
Word
Excel
Powerpoint

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº203 de 17/07/2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado