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TeSP - Gestão Comercial e Vendas

Liderança e Motivação

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12803/2021 - 29/12/2021

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP + 14,0 OT

Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício

Pré-requisitos

Objetivos
I. Introdução.
II. Cultura Organizacional.
III. Diferenças individuais e comportamento no trabalho.
IV. Motivação e satisfação no trabalho.
V. Comportamento de grupo e equipas de trabalho.
VI. Poder, o controlo e o conflito.
VII. Incerteza da envolvente específica.
VIII. Liderança.
IX. Comunicação organizacional
X. Eficácia organizacional.
XI. Mudança organizacional.
XII. Estudos de caso

Programa
I. Introdução.
1.1. Conceito teórico de organização. 1.2. As origens da administração. 1.3. A importância de
estudar o comportamento organizacional. 1.4. Modos de considerar organizações. 1.5. Processos
organizacionais, estrutura e conceção. 1.6. Eficácia nas organizações.
II. Cultura Organizacional.
2.1. Cultura organizacional. 2.2. socialização e cultura. 2.3. Carateísticas da socialização eficaz.
2.4. Cultura organizacional e sistemas de valores societais. 2.5. A socialização como estratégia
de integração.
III. Diferenças individuais e comportamento no trabalho.
3.1. Bases para a compreensão do comportamento no trabalho. 3.2. Variáveis individuais.
IV. Motivação e satisfação no trabalho.
4.1. Avaliação da performance. 4.2. Teoria do reforço. 4.3. Modelo de recompensa individual. 4.4.
Recompensa intrínseca. 4.5. Turnover e absentismo. 4.6.. Sistemas de recompensa.
V. Comportamento de grupo e equipas de trabalho.
5.1. A natureza dos grupos. 5.2. Tipos de grupos. 5.3. Etapas de desenvolvimento de grupos.
5.4. Caraterísticas dos grupos e equipas.
VI. Poder, o controlo e o conflito.
6.1. O poder e a autoridade nas organizações. 6.2. Estratégias de controlo. 6.3. Definição do
conceito e tipos de conflito e estilo de abordagem.
VII. Incerteza da envolvente específica.
7.1. Conceito de envolvente. 7.2. O modo como a envolvente influencia as organizações.
VIII. Liderança.
8.1. conceito de liderança. 8.2. Liderança e a sua importância no desempenho das organizações.
8.3. Liderança e influencia. 8.4. O trabalho em equipa e a construção de relações interpessoais.
8.5. Tipos de liderança, estilos de comunicação interpessoal e gestão das emoções nas
organizações.
IX. Comunicação organizacional.
9.1. A importância da comunicação e implicações para a gestão.
X. Eficácia organizacional.
10.1. Distinção entre eficácia e eficiência. 10.2. Quais as caraterísticas das organizações
eficazes.
XI. Mudança organizacional.
11.1. O que é a mudança organizacional. 11.2. Porque mudam as organizações, quando e como
o fazem? 11.3. Porque falham os processos de mudança e quais as estratégias de que os
gestores dispõem para vencer a resistência à mudança?
XII. Estudos de caso.

Metodologia de avaliação
A avaliação contínua desta UC será através da realização de uma frequência (60%) e 1 trabalho de grupo (40%). O sucesso da disciplina pressupõe a obtenção de 9.5 em cada um dos momentos de avaliação.
Os alunos que optem por não efetuar quaisquer dos trabalhos ou que tenham sido excluídos da avaliação contínua poderão efetuar o exame final (100% da nota).

Bibliografia
- Jesuíno, J. e , . (1996). Processos de liderança. Lisboa: Livros horizonte
- Tricker, B. (2009). Corporate Governance: Principles, Policies, and Practices. New York: Oxford
- Pina e Cunha, M. e Rego, A. e Pereira Lopes, M. e Ceitil, M. (2015). Organizações positivas. Lisboa: Edições Sílabo
- Goleman, D. (2015). Como ser um líder?. Lisboa: Temas e Debates
- Goleman, D. (2001). Inteligência Emocional. (Vol. 1). Lisboa: Temas e Debates
- Goleman, D. (2002). Os Novos líderes: A inteligência emocional nas organizações. (Vol. 1). Lisboa: Editora Gradiva
- Cunha, M. e Marques, C. (2002). Comportamento organizacional e Gestão de Empresas. (Vol. 2ª). Lisboa: D.Quixote

Método de Ensino
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA):
MEA1 - Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência.
MEA2 - Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos.
MEA3 - Ativas.

Software utilizado nas aulas

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 
Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso á justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
 

 


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