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Gestão Administrativa de Recursos Humanos

Cultura e Comunicação Organizacional

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 9920/2021 - 12/10/2021

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP , Cód. 601618.

Docente(s)
- Ana Rita Vilas Boas Alves Dias (2)
- Maria Alexandra Falcão Bento Baptista Vilhena de Carvalho (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final do curso os alunos devem ser capazes de identificar a cultura organizacional e as formas necessárias para a criação / modificação de uma cultura organizacional. Devem também estar cientes da importância da comunicação na organização.
ODS: 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Programa
Cap I - Introdução
1.1 - O Conceito Teórico de Organização.
1.2 - As Origens da Administração.
1.3 - A importância de estudar Comportamento Organizacional.
1.4 - Modos de considerar Organizações
1.5 - Processos Organizacionais, Estrutura e Concepção.
1.6 - Eficácia nas Organizações.
Cap II - Cultura Organizacional
2.1 - Cultura Organizacional.
2.2 - Socialização e Cultura.
2.3 - Características da Socialização Eficaz.
2.4 - Cultura Organizacional e Sistemas de Valores Societais.
2.5 - A Socialização como Estratégia de Integração.
Cap III - Diferenças Individuais e Comportamento no Trabalho
3.1 - Bases para a compreensão do Comportamento no Trabalho.
3.2 - Variáveis Individuais.
Cap IV - A comunicação e a organização
4.1 - Identificar a importância do estudo da comunicação
4.2 - Inevitabilidade e universalidade da comunicação
4.3 - A comunicação como um processo contínuo
4.4 - A comunicação como partilha de significações entre indivíduos
4.5 - O papel da comunicação no sistema social
4.6 - Elementos da comunicação
4.7 - Factores intrínsecos e extrínsecos no processo de comunicação
4.8 - Identificação de barreiras à comunicação
4.9 - Funções da comunicação organizacional
4.10 - Aspectos para a melhoria do processo de comunicação organizacional

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: Testes escritos (60%) e Trabalho (40%) com a obtenção de no mínimo 50% da cotação máxima em cada componente. Dispensa de exame o Aluno com pelo menos 10 valores em cada uma das componentes.
Exames: Teste escrito (100%)

Bibliografia
- Ivancevich, J. e Matteson, M. (2002). Organizational Behaviour and Management. New York: McGraw Hill
- Marques, C. e Pina e Cunha, M. (1996). Comportamento Organizacional e Gestão de Empresas. Oeiras: Dom Quixote
- Pina e Cunha, M. (1994). Organizações e Recursos: Perspectivas de Ecologia Organizacional. Ponta Delgada: Eurosigno
- Rego, A. (2013). Comunicação Pessoal e Organizacional. Lisboa: Edições Sílabo

Método de Ensino
Aulas teóricas onde são expostos os tópicos dos conteúdos programáticos complementadas por aulas práticas onde os mesmos temas são discutidos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos

 


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