IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Gestão de Recursos Humanos

Atração, Desenvolvimento e Retenção de Talentos nas Organizações

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6419/2017, de 24-07-2017

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 20,0 T + 20,0 TP , Cód. 92992.

Docente(s)
- Andrea Isabel Oliveira da Costa e Sousa (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Implementar e conduzir um processo de recrutamento e seleção.
Desenvolver programas de gestão de talento.
Implementar sistemas facilitadores da transferência de informação nas organizações.
Identificar as novas tecnologias e as potencialidades do e/b/m-learning no desenvolvimento organizacional.
Esta UC pretende atingir os ODS 4, ODS5, ODS8, ODS10

Programa
1. Planeamento para um recrutamento e seleção eficaz, atração de talentos.
2. Recrutamento.
3. Investigação e práticas na seleção de pessoas.
4. Retenção e gestão de talentos: Gestão do desempenho individual.
a. Gestão do talento.
b. Atração e retenção do talento.
5. Formação e desenvolvimento.
a. Desenvolvimento do talento: mentoring e coaching.
6. Desenvolvimento de programas de formação:
a. E/B/M-Learning e sua implementação.
b. Diversidade e processos de aprendizagem.
c. Avaliação do treino e da formação.
7. A empresa talentosa:
a. Estratégia organizacional para desenvolver talento.
b. Importância do clima organizacional numa empresa talentosa.
c. Uma pirâmide organizacional para suportar o talento.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
- Trabalho de Grupo e Apresentação: 40%.
- Trabalho individual: 60%.
Para aprovação os alunos devem ter nota mínima de 9,5 valores na frequência.

Regime Exame: Exame final (100% da avaliação final).

Bibliografia
- Cook, M. (2009). Personnel Selection. London: Wiley
- Kozlowski, S. e Salas, E. (2009). Learning, training and development in organizations. New York: Routledge
- O'Meara, B. e Petzall, S. (2013). Handbook of strategic recruitment and selection.. Bingley, UK: Emerald

Método de Ensino
Abordagem expositiva com apresentação dos diferentes quadros teóricos.
Abordagem participativa com a análise e discussão de casos práticos, bem como apresentação trabalho de grupo: desenvolvimento de um programa de formação e relatório numa empresa.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº185 de 29/09/2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado