IPT Logotipo do IPT

Gestão de Empresas Familiares e Empreendedorismo

Protocolo Familiar e Processo de Sucessão

<< voltar ao Plano Curricular

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP , Cód. 30118.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Pretende-se a tomada de consciência da importância do desenvolvimento cultural e do clima organizacional, em que a unidade e compromisso são os pontos fortes essenciais das "boas" Empresas Familiares.

Programa
A delimitação conceptual empresa-sociedade comercial; A problemática da empresa familiar como condicionante da sua estabilidade jurídica; Estratégias para garantir a continuidade da empresa familiar ? perspectiva jurídica; A criação da estrutura de governo societário: 1-A questão da governação das empresa; 2-Conselho familiar; 3-Protocolo familiar.

Metodologia de avaliação
a)Avaliação mista: É composta pelos seguintes componentes, e respectiva ponderação:- Trabalho escrito de grupo e respectiva apresentação nas aulas ? 50%- Apreciação crítica, individual, de um dos trabalhos apresentados na aula ? 10%- Prova escrita ? 40%.
b) Avaliação final: Consiste na realização de uma prova escrita, na época de exames.

Bibliografia

Método de Ensino
As aulas terão por base o processo de ensino-aprendizagem adaptado ao processo de Bolonha. Será incentivada a pesquisa e a intervenção directa dos alunos, através da elaboração de um trabalho sobre um tema a escolher e que será objecto de exposição na aula. A exposição dos tópicos teóricos será transmitida de forma sumária, com o objectivo de demonstrar a sua pertinência e actualidade, decorrendo após a apresentação do tema em causa pelos alunos. Finalmente, e sempre que se considere oportuno, recorrer-se-á a metodologias que permitam mobilizar os conhecimentos adquiridos para a resolução de casos.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado