IPT Logotipo do IPT

Gestão de Empresas Familiares e Empreendedorismo

Finanças para Gestores de Empresas Familiares

<< voltar ao Plano Curricular

ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP , Cód. 301113.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Constitui objectivo geral desta Unidade Curricular tratar de um conjunto de temas fundamentais nas finanças empresariais, com carácter marcadamente estratégico e fundamental para a vida das empresas familiares. De entre eles destacam-se: conhecer o papel do gestor financeiro e da intermediação financeira; compreender a relação entre risco e rendibilidade e os pressupostos do modelo de equilíbrio financeiro; realçar os conflitos entre agente e principal; avaliar as principais fontes de financiamento e a política de dividendos da empresa; apresentar as principais metodologias e ferramentas de avaliação de empresas e negócios.

Programa
Breve revisão dos princípios básicos de finanças; Teoria da Agência; Eficiência dos mercados e sinalização; Forma de emissão de capital; Política de Dividendos; Estrutura de Capital e Política de Financiamento; Avaliação de empresas e negócios.

Metodologia de avaliação
Ao longo do semestre os alunos realizarão várias actividades, objecto de avaliação, com peso global de 50%: a) Resolução individual de problemas (10%); b) Apresentação de um artigo em grupo perante a turma (15%); c) Resumos de artigos a nível individual (15%); d) Resolução de um case study em grupo (10%).
Prova escrita final global com peso 50%.

Os alunos que não realizarem o trabalho programado e não participarem na avaliação ao longo do semestre, serão submetidos a exame final com ponderação 100%.

Bibliografia

Método de Ensino
O método pedagógico da disciplina consistirá na combinação de ensino teoricamente fundamentado com a análise crítica dos problemas da tomada de decisões financeiras e a apresentação e discussão de casos com utilização de recursos multimédia e de "software" ilustrativo. Ao longo do curso, será procurado o desenvolvimento de espírito crítico sobre os problemas e as soluções das Finanças Empresariais, para o que se fará um apelo constante ao apuramento da formação teórica de cada Aluno.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado