Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 964163.
Docente(s)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A.
Objetivos
A unidade curricular encontra-se desenhada nos moldes Problem/Project-Based Learning (PBL).
O trabalho prático de projeto encontra-se focado na interpretação da a) dinâmica mundial do(s) mercado(s) do setor turístico; b) mobilidade internacional dos agentes culturais e criativos; c) outros.
ODS: nº4; nº 5; nº 8; nº 10 e nº 12.
Programa
1. Turismo Internacional
1.1. Globalização e o Turismo
1.2. Diversidade Cultural
1.3. Tendências do Turismo Internacional
2. Produto Turístico
3. Mercado Turístico
3.1. Mercados Emissores
3.2. Mercados Recetores
4. Perfil do Turista Internacional
4.1. Perfil do consumidor
4.1.1 Influência cultural e turística no consumidor
Metodologia de avaliação
A avaliação será realizada de acordo com as componentes prática e teórica:
a) Componente prática: trabalho prático individual/grupo (50%), com apresentação pública.
b) Componente teórica: prova escrita (50%).
Em ambas as componentes a) e b) a classificação não pode ser inferior a 08 valores. Caso o estudante obtenha uma nota inferior a 08 valores é admitido de imediato a exame final.
No exame final, a nota mínima é de 10 valores, sendo que a média da uc incluirá a nota final da componente prática.
Bibliografia
- Bhatia, A. (2006). International Tourism Management. Sterling Publishers Pvt. Ltd. : Sterling Publishers Pvt. Ltd.
- Costa, A. (2013). Trends in European Tourism Planning and Organisation. Aspects of Tourism. British Library: Channel view Publications - British Library.
- Reisinger, Y. (2011). International Tourism. (Vol. --). (pp. -------). ---: Routledge
Método de Ensino
A uc possui aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas terão análise teórica da atividade turística internacional, trabalhando conceitos inerentes ao mesmo. As teórico-práticas comparam e analisam diferentes mercados turísticos.
Software utilizado nas aulas
Moodle
Publisher
Canva
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada em Reunião do CTC de 15/10/2021 (Ata nº 172)
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)