Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 964132.
Docente(s)
- José Alberto de Figueiredo Oliveira Rodrigues (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
A perceção da importância do património empresarial e industrial dentro de nossa Era é fulcral para o desenvolvimento de produtos que valorizem esse espólio humano de interação entre máquinas e natureza. Dentro da unidade curricular haverá a discussão da importância da Revolução Industrial como marco histórico extremamente relevante para, assim, revelar o alcance desse fato e da capacidade de atração que a Era industrial tem. Ao fim da disciplina o aluno terá desenvolvido um olhar mais crítico, aprofundado e curioso por essas novas formas de conhecer territórios industriais e/ou empresariais. Além disso, os alunos serão desafiados a pensar soluções para proporcionar o alcance dos ODS 11 - Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis e o ODS 12- Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis.
Programa
1.Turismo empresarial
1.1.Inovação
1.2 Produtos Turísticos
2.Turismo e Património empresarial/industrial
2.1 Património industrial na Europa
2.1.2 Rotas e circuitos europeus
2.2 Património industrial em Portugal
2.2.3 rotas e circuitos portugueses
3.Economia de experiências
3.1 Dimensões da experiência turística
3.2 O contexto das experiências turísticas
4.Novas Tendências do Turismo
4.1 Nichos/segmentos;
4.2 Procura/oferta;
5. Projeto
5.1 Iniciativa Empresarial;
6. Financiamento
6.1 Fontes de financiamento
6.2 Propostas de submissão de projetos
7. Apresentação e Estudo de Casos de Sucesso
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua com a realização de leitura de artigos científicos e textos relativos a temática debatida em sala de aula com a resposta às fichas de trabalho. Estas terão o valor máximo de 25%.
Um trabalho com componente escrita e apresentação com valor 40%. Um teste escrito de avaliação de conhecimentos 35%
Exame - 100%
Bibliografia
- Costa, C. e Buhalis, D. (2006). Tourism Business Frontiers - Consumers Producst and Industry. Oxford, UK: Elsevier
- Du Cros, H. e Mckercher, B. (2002). Cultural Tourism the partnership between tourism and cultural heritage management. Nova Iorque: Routledge
- Turismo industrial uma abordagem metodológica para o território.(2012, 0 de ---). Revista Turismo e Desenvolvimento,
Método de Ensino
A) Aulas teóricas (exposição dos conteúdos programáticos, reflexão crítica e participação dos alunos);
B) Aulas teórico-práticas (apresentação de estudos de caso nacionais e internacionais, desenvolvimento de trabalho.
Software utilizado nas aulas
Power Point; Zoom; Teams
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº222 de 19/06/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)