Publicação em Diário da República: RCC 01/04/2011 [DR.7678/2011 26.05.2011]
6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL , Cód. 9152237.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Discutir e reflectir sobre os princípios éticos do consumo; Perceber os agentes e as dinâmicas dos mercados; Conhecer os principais métodos de estudo; Elaborar um plano de marketing; Conhecer as especificidades do marketing e da gestão da marca
Programa
1. Princípios do marketing (história e ética empresarial); 2. Análise de mercado; 3. Segmentação e Posicionamento; 4. Políticas de marketing; 5. O plano de marketing; 6. Gestão da Marca.
Metodologia de avaliação
Avaliação continua. Realização de trabalho prático (40%) com apresentação e discussão, (nota mínima de dez valores) e um teste (60%), (nota mínima de nove valores).
Exame normal: Exame (100%).
Bibliografia
- Keller, K. e Georgson, M. (2008). strategic Brand Management - An European Perspective. UK: Prentice Hall
- Kotler, P. (2007). Marketing para o Século XXI. Lisboa: Editorial Presença
- Lévy, J. e Lindon, D. e Dionisío, P. e Vicente Rodrigues, J. (2004). Mercator XXI - Teoria e Prárica do Marketing. Lisboa: Publicações Dom Quixote
- Kotler, P. (2008). Principles of Marketing. UK: Prentice Hall
Método de Ensino
O ensino visa promover a leitura e discussão de estudos de caso, a realização de trabalhos de curta e média duração, assim como a exposição de conceitos e o visionamento de casos.
Software utilizado nas aulas