IPT Logotipo do IPT

Auditoria e Fiscalidade

Empreendedorismo

<< voltar ao Plano Curricular

5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 75,0 TP , Cód. 963847.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não há pré-requisitos, mas aconselham-se conhecimentos básicos de gestão.

Objetivos
Pretende-se que os alunos consigam identificar e analisar o fenómeno do Empreendedorismo, que detenham os principais conceitos, modelos e ferramentas que os habilitem a participar inteligentemente no processo de criação e gestão de start-ups e que adquiram uma predisposição positiva para o processo.

Programa
I ? INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO

1. Empreendedorismo; conceitos gerais.
2. O Empreendedorismo em Portugal e no mundo.

II - O EMPREENDEDOR

1. Definições de empreendedor.
2. A decisão de empreender.
3. O histórico do empreendedor.
4. Diferenciar inventores, empreendedores e gestores.
5. Características genéricas do empreendedor bem sucedido.
6. A equipa da nova empresa.

III ? O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
1. Oportunidades e ideias.
2. Fontes de novas ideias
3. Tendências na envolvente ambiental e oportunidades.
4. Métodos de geração de novas ideias.
5. Avaliação das ideias.
6. A proteção da propriedade intelectual.
7. O modelo de negócio (A Tela do Modelo de Negócio).
8. Franchising.

IV ? O PLANO DE NEGÓCIOS

1. Utilidade e as partes componentes do Plano de Negócios.
2. Análise e formulação da Estratégia da nova empresa.
3. O Plano de Marketing da nova empresa.
4. Reunião e gestão dos Recursos Humanos.
5. A Forma Jurídica e as formalidades da criação da nova empresa.
6. O Financiamento da nova empresa.
7. Análise Económico-Financeira da nova empresa.
8. A apresentação do Plano de Negócios.

Metodologia de avaliação
- 1 Teste Escrito, sem consulta;
- Trabalho de grupo;
- Qualidade de Participação nas Aulas.

Exame Final para os não dispensados (exigida a execução prévia do trabalho de grupo)

Bibliografia
- Ferreira, M. e Santos, J. (2008). Ser Empreendedor ? Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa: Edições Sílabo
- Osterwalder, A. e Pigneur, Y. e Bernarda, G. (2015). Criar Propostas de Valor. Lisboa: D. Quixote
- Osterwalder, A. (2011). Criar Modelos de Negócios. Lisboa: Dom Quixote

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que se apresenta e discute a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica. Os Planos de Negócios dos alunos são desenvolvidos e acompanhados pelo docente ao longo das aulas.

Software utilizado nas aulas
Excel

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado