IPT Logotipo do IPT

Auditoria e Fiscalidade

Estratégia Empresarial

<< voltar ao Plano Curricular

4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 963826.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final do curso os alunos devem demonstrar conhecimentos, competências e capacidade de gerar alternativas estratégicas nas empresas, bem como demonstrar reflexão crítica em relação à análise, formulação e planeamento estratégico.

Programa
1.Origens do pensamento estratégico
2.Escolas do pensamento estratégico
3.Análise estratégica
4.Analise da empresa
5.Formulação da estratégia
6.Adequação da estratégia para adaptação a situações específicas do sector e da empresa.
7.Conceito, desafios e mudanças nos sistemas de informação
8.Análise de gestão, com a informação e a integração na estratégia das empresas.
9.Casos práticos

Metodologia de avaliação
Avaliação: Trabalhos práticos com apresentação, 50%
Frequência, mínimo 8 (oito) valores, 50%. Os alunos que forem considerados admitidos a exame (nota inferior a 10 valores) poderão ir a Exame (100%).

Bibliografia
- Arthur A, T. e John, G. (2008). Administração Estratégica. Lisboa: McGraw-Hill
- Carvalho, J. (2006). Manual de Estratégia, Conceitos Prática e Roteiro. Lisboa: Edições Sílabo
(2008). Gestão Estratégia, Conceitos modelos e instrumentos. Lisboa: Escolar Editora

Método de Ensino
Temas da actualidade e discussão de case studies, de acordo com o programa ministrado;
Consultas de trabalhos tendo em consideração os temas apresentados;
Equipamento audiovisual de apoio (data-show, power-point).

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado